Nayib Bukele, presidente de El Salvador, o primeiro país a declarar o bitcoin moeda de curso legal, realizou na quarta-feira (19) um discurso nas Nações Unidas (ONU). Na ocasião, Bukele destacou o sucesso do plano do governo em combater o crime organizado e a violência.
Gangues em El Salvador
El Salvador já foi considerado o país mais violento do mundo. A região vivia sob o domínio das gangues e possuía uma das taxas de homicídios mais elevadas do mundo. Após assumir o poder, Bukele declarou guerra ao crime organizado e chegou a estabelecer estado de sítio, onde dezenas de milhares de criminosos foram presos.
Estima-se que o governo salvadorenho prendeu 63 mil pessoas, mais de 1% da população do país. Em termos comparativos, é como se mais de 2 milhões de brasileiros fossem presos em um curto espaço de tempo.
Após as medidas tomadas, El Salvador ostenta até o momento o título de país mais seguro da América, com uma criminalidade que agora é comparável à Suíça e ao Canadá.
Bukele destacou o seu sucesso em combater a criminalidade em seu discurso:
“Hoje, há 4 anos de nosso governo, não se atrevem a negar que pela primeira vez em nossos 212 anos de história, o país mais pequeno do continente, deu o primeiro passo para alcançar seu sonho de grandeza.
Em muito pouco tempo, El Salvador passou de ser a capital mundial dos homicídios, passou literalmente de ser o país mais perigoso do mundo, para ser o país mais seguro da América Latina.”
O plano de Bueke para conter a criminalidade certamente é notável. Não à toa, Bukele é hoje o presidente com maior aprovação popular do mundo.
Leia mais: Nayib Bukele: O presidente que está fazendo revolução em El Salvador
Bitcoin em El Salvador
El Salvador aprovou em 7 de setembro de 2021 a Lei Bitcoin, que estabeleceu o criptoativo como moeda oficial do país ao lado do dólar americano. Desde então, o governo vem estabelecendo uma série de medidas para adotar a criptomoeda.
O governo salvadorenho conta com mais de 2 mil bitcoins em caixa, e se comprometeu a comprar 1 btc por dia por tempo indeterminado. O governo também está investindo na mineração do criptoativo e em outras iniciativas relacionadas à criptomoeda.
Leia mais: El Salvador após o Bitcoin: o que aconteceu com o país latino?