El Salvador se tornou um dos países mais seguros do mundo, afirma Bukele em discurso na ONU

Nayib Bukele - El Salvador - Bitcoin

Nayib Bukele, presidente de El Salvador, o primeiro país a declarar o bitcoin moeda de curso legal, realizou na quarta-feira (19) um discurso nas Nações Unidas (ONU). Na ocasião, Bukele destacou o sucesso do plano do governo em combater o crime organizado e a violência.

Gangues em El Salvador

El Salvador já foi considerado o país mais violento do mundo. A região vivia sob o domínio das gangues e possuía uma das taxas de homicídios mais elevadas do mundo. Após assumir o poder, Bukele declarou guerra ao crime organizado e chegou a estabelecer estado de sítio, onde dezenas de milhares de criminosos foram presos.

Estima-se que o governo salvadorenho prendeu 63 mil pessoas, mais de 1% da população do país. Em termos comparativos, é como se mais de 2 milhões de brasileiros fossem presos em um curto espaço de tempo.

Após as medidas tomadas, El Salvador ostenta até o momento o título de país mais seguro da América, com uma criminalidade que agora é comparável à Suíça e ao Canadá.

Bukele destacou o seu sucesso em combater a criminalidade em seu discurso:

“Hoje, há 4 anos de nosso governo, não se atrevem a negar que pela primeira vez em nossos 212 anos de história, o país mais pequeno do continente, deu o primeiro passo para alcançar seu sonho de grandeza. 

Em muito pouco tempo, El Salvador passou de ser a capital mundial dos homicídios, passou literalmente de ser o país mais perigoso do mundo, para ser o país mais seguro da América Latina.”

O plano de Bueke para conter a criminalidade certamente é notável. Não à toa, Bukele é hoje o presidente com maior aprovação popular do mundo.

Leia mais: Nayib Bukele: O presidente que está fazendo revolução em El Salvador

Bitcoin em El Salvador

El Salvador aprovou em 7 de setembro de 2021 a Lei Bitcoin, que estabeleceu o criptoativo como moeda oficial do país ao lado do dólar americano. Desde então, o governo vem estabelecendo uma série de medidas para adotar a criptomoeda.

O governo salvadorenho conta com mais de 2 mil bitcoins em caixa, e se comprometeu a comprar 1 btc por dia por tempo indeterminado. O governo também está investindo na mineração do criptoativo e em outras iniciativas relacionadas à criptomoeda.

Leia mais: El Salvador após o Bitcoin: o que aconteceu com o país latino?

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

As ousadas previsões cripto da VanEck sinalizam um futuro promissor
icon dezembro 16, 2024

VanEck faz previsões promissoras para o futuro do mercado cripto

Escrito por Ebo Victor
Ethereum: preço pode subir para US$ 5 mil até 31 de dezembro?
icon dezembro 17, 2024

Ethereum: preço pode subir para US$ 5 mil até 31 de dezembro?

Escrito por Thiago Barboza
Mineradoras de Bitcoin e dispositivos são apreendidos no Paraná
icon dezembro 16, 2024

Mineradoras de Bitcoin e dispositivos são apreendidos no Paraná

Escrito por Thiago Barboza