A senadora crítica das criptomoedas Elizabeth Warren assumirá o cargo de principal representante do Partido Democrata no Comitê Bancário do Senado dos Estados Unidos.
Em comunicado, Warren disse que seu foco será trabalhar para melhorar as condições de vida da classe média norte-americana.
“Após o pleito de 2024, é importante que a liderança democrática mostre que é possível tornar a vida mais acessível para os trabalhadores e que possamos agir rapidamente para reconstruir nossa classe média”.
O atual presidente do Comitê Bancário, o democrata Sherrod Brown, tem sido uma figura importante na política financeira dos EUA desde 2007, mas perdeu sua reeleição para o republicano Bernie Moreno, defensor de políticas favoráveis às criptomoedas.
Brown também é conhecido por sua postura crítica ao mercado cripto e defendia uma maior regulamentação da indústria.
A importância do Comitê
O Comitê Bancário do Senado é responsável pela supervisão da SEC. Além disso, a posição de liderança neste comitê é fundamental para a elaboração de legislações que afetam diretamente o mercado financeiro tradicional e de criptomoedas.
Sua nova líder tem sido uma defensora de regras rigorosas contra a lavagem de dinheiro através de criptos. Inclusive, a política é a principal autora de um projeto de lei que busca expandir os requisitos do Bank Secrecy Act, impondo a regulamentação de “conheça seu cliente” (KYC) a mineradores, validadores e provedores de carteiras digitais.