Brad Garlinghouse, CEO da Ripple, afirma que o Bitcoin é obsoleto e que o XRP está na vanguarda dos pagamentos globais.
Garlinghouse, não poupou críticas ao Bitcoin durante uma conferência do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Central da Suíça. Ele defendeu veementemente o XRP como a solução definitiva para a infraestrutura de pagamentos global. Argumentando, assim, que o Bitcoin está ultrapassado para transações internacionais devido à sua lentidão e altos custos.
A visão polêmica de Brad Garlinghouse
Para Garlinghouse, o Bitcoin não foi projetado para as demandas do sistema financeiro moderno.
Por isso, ele destacou que o XRP oferece transferências mil vezes mais rápidas e baratas. Além disso, elimina a necessidade de pré-financiamento.
Desse modo, segundo ele, desonera os bancos da dependência de contas “nostro” e “vostro” usadas em operações internacionais.
XRP: liquidez instantânea e inclusão financeira
Garlinghouse afirmou que o XRP tem o potencial de fornecer liquidez em tempo real, eliminando atrasos em pagamentos transfronteiriços.
Ele ressaltou que pequenas empresas e trabalhadores autônomos em países em desenvolvimento enfrentam barreiras para receber pagamentos. Dessa forma, o XRP pode resolver essa questão.
Como exemplo, citou um freelancer filipino que não conseguiu receber de uma empresa em Londres a tempo.
A tecnologia da Ripple, garante ele, viabiliza pagamentos “instantâneos e de baixo volume”. Ampliando, portanto, a inclusão financeira global.
Ripple e a “internet do valor”: reestruturando o sistema bancário
Garlinghouse comparou a visão da Ripple aos protocolos essenciais da internet, como TCP/IP e HTTP. O objetivo é construir a “internet do valor”, permitindo que o dinheiro se mova com a mesma velocidade e eficiência dos dados.
Ele também enfatizou que o algoritmo de consenso do XRP consome muito menos energia que o modelo Proof-of-Work do Bitcoin, apresentando-se como uma solução mais sustentável e escalável.
Durante a Conferência XRP em Las Vegas, o CEO da Ripple afirmou que a empresa pretende transformar profundamente o sistema bancário, conectando a infraestrutura financeira tradicional à tecnologia blockchain.
Citando o CTO da Ripple, David Schwartz, Garlinghouse disse que o plano equivale a “reestruturar todo o sistema bancário”. A Ripple busca eliminar intermediários para tornar os sistemas de pagamento – hoje lentos, caros e fragmentados – mais transparentes e eficientes.
Reconhecida pelo Conselho de Pagamentos Rápidos dos EUA (FPC), a Ripple é vista como uma forte alternativa ao sistema SWIFT.