Empresa hackeada: Atacante exige 30 bitcoins para evitar vazamento de dados estudantis

Empresa hackeada: Atacante exige 30 bitcoins para evitar vazamento de dados estudantis

A empresa de computação em nuvem Snowflake foi invadida por hackers, colocando em risco os dados confidenciais de milhões de estudantes do sistema de ensino básico dos Estados Unidos. O grupo de atacantes, autodenominado “Sp1d3r”, exige um resgate de 30 bitcoins, equivalentes a US$2 milhões, para não divulgar as informações roubadas.

O Sp1d3r, que já tentou extorquir anteriormente a Ticketmaster e outras nove empresas que utilizam a infraestrutura da Snowflake, ameaça vazar dados pessoais, médicos e acadêmicos de alunos do jardim de infância ao ensino médio caso o resgate não seja pago em até sete dias.

A empresa de segurança Mandiant, do Google, atribuiu o ataque à Snowflake ao grupo “UNC5537” e está investigando possível colaboração com o Sp1d3r.

Relatórios da Wired indicam que os dados da Ticketmaster foram de fato roubados pelo grupo de hackers ShinyHunters, que também hackeou a exchange de criptomoedas indiana BuyUCoin.

No entanto, o analista sênior da empresa de segurança ReliaQuest disse à Wired que não tem certeza se o Sp1d3r é legítimo ou não. Segundo ele, a foto do perfil do ator da ameaça foi tirada de um artigo que faz referência ao grupo de ameaça Scattered Spider, embora não esteja claro se isso é uma associação intencional com o grupo de ameaça.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

PancakeSwap ultrapassa US$43 atingindo máximas históricas
icon julho 7, 2025

PancakeSwap otimiza DeFi com swaps crosschain em um clique

Escrito por Conny Chu
icon junho 12, 2025

PayPal USD adota rede Stellar para novas aplicações

Escrito por Thiago Barboza
IOF
icon junho 10, 2025

IOF: Governo recua em aumento geral e mira apostas online para equilibrar contas

Escrito por Thiago Barboza