Recentemente, uma transação de bitcoin chamou muita atenção do mercado. Alguém pagou 19,8 BTC, cerca de US$ 500 mil, em taxas para transferir 0,074 bitcoins. Mas afinal, como e porque isso aconteceu?
O valor pago por uma transação de bitcoin é definido por quem está enviando a transação. A taxa média paga por um usuário para transferir a criptomoeda varia normalmente entre poucos centavos a dezenas de dólares, a depender do pico de demanda pela rede.
Isso ocorre pois o Bitcoin possui um limite de tamanho de bloco, que limita a quantidade de transações que podem ser processadas na rede a pouco mais de 150 milhões por ano.
No entanto, esta transação com taxa exorbitante não ocorreu devido ao congestionamento da rede. O mais provável de ter ocorrido é um erro humano, com o remetente confundindo o valor de envio com o total pago para processar a transação.
O que vai acontecer com a taxa paga?
A taxa de transação paga ficou com o minerador ou pool de mineração que minerou o bloco contendo a transação em questão. Neste contexto, não há muito que possa ser feito para recuperar os bitcoins enviados.
Alguns usuários no X (antigo Twitter) também apontaram para a possibilidade de este se tratar de um esquema de lavagem de dinheiro. Mas isto é pouco provável, visto que não é possível ter certeza quem será o minerador a receber esta recompensa.
A rede Bitcoin segue com mais de 500 mil transações aguardando confirmação na blockchain. A taxa média da rede está em cerca de R$ 5 nas últimas semanas.
Leia mais: 560 mil transações aguardam confirmação no Bitcoin