Exchange Mercado Bitcoin abre representação no CADE contra os principais bancos do Brasil ​

A Mercado Bitcoin, uma das maiores exchanges de criptomoedas do Brasil, abriu uma representação no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) contra os principais bancos tradicionais do país.

Conforme reportou o Cointelegraph, a corretora alega conduta anticompetitiva por parte dos bancos Itaú, Caixa, Bradesco, Santander e Sicoob.

A exchange alega que as instituições bancárias fecham contas de exchanges com o objetivo de impedir a concorrência.

No processo enviado ao CADE, a Mercado Bitcoin argumenta que as criptomoedas oferecem um meio alternativo e inovador para pagamentos, transações e investimento, não estando relacionadas com crimes e atividades ilícitas.

“Essa presunção decorre de uma visão deturpada, lastreada em exemplos esparsos de ilícitos praticados com essa moeda (sendo que ilícitos também são enfrentados por bancos) e o desconhecimento da tecnologia-base da atividade”, afirma.

A empresa de aponta ainda que a situação não se trata apenas de “uma concorrência entre corretoras de criptomoedas e bancos, mas do próprio sistema de funcionamento das criptomoedas, que compete com os serviços bancários tradicionais”.

Com a pressão competitiva, aponta a exchange, os bancos agem de maneira proposital criando barreiras desnecessárias para as corretoras de criptoativos.

“Os bancos têm incentivos para adotar a conduta, pois querem estancar a migração de consumidores para outro sistema, sendo que no Brasil 18% dos consumidores indicam ter criptomoedas, o segundo maior índice no mundo”, alega a exchange.

No documento, a exchange argumenta que a atitude tomada pelos bancos é ilegal e que a própria Mercado Bitcoin, por exemplo, “possui e aplica diversas camadas de segurança”.

Também é solicitado que sua representação seja feita em adesão à que foi apresentada pela Associação Brasileira de Criptomoedas e Blockchain (ABCB), por violação ao artigo 36, incisos 1, II e IV, e §30, incisos III, IV, diz o texto.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon abril 22, 2025

Plataforma NFT Zora lançará seu token em breve

Escrito por Thiago Barboza
icon abril 18, 2025

Bitcoins Hoje: Gary Gensler afirma que só o BTC vai sobreviver

Escrito por Thiago Barboza
robôs, trading, bots de trading
icon abril 23, 2025

Jack Mallers lança império Bitcoin: nova empresa surge com 42 mil BTC

Escrito por Thiago Barboza