Sim, o Facebook está prestes a ingressar no mundo das criptomoedas. A Diem Association está planejando, ainda em 2021, lançar um projeto piloto da criação da moeda do Facebook, Diem.
Alguns rumores afirmam que a moeda terá ligação ao dólar, mas ainda não temos informações oficiais sobre isso. Entretanto, Diem será o novo nome do antigo Libra, que deveria ser a criptomoeda do Facebook, mas não deu certo.
Então, virou-se o projeto inicial de cabeça para baixo, optando não apenas por alterar o nome, mas também o conteúdo.
Inicialmente, Libra seria uma moeda atrelada a um punhado de outras moedas nacionais. Contudo, decidiu-se, neste novo projeto, criar diferentes moedas atreladas a uma única moeda nacional. Aparentemente, o primeiro projeto a ser lançado será aquele com valor atrelado ao dólar.
O outro detalhe revelado é que o experimento começará em pequena escala. Assim, envolverá transações e pagamentos entre consumidores individuais e provavelmente será testado como meio de pagamento para compras.
De olho no lançamento do Facebook Diem
A questão é que, depois de fazer muito barulho quando tivemos o anúncio da white paper, o Libra/Diem ficou esquecido.
O anúncio da moeda do Facebook chocou as autoridades internacionais. Isso porque elas temiam a criação de uma moeda alternativa potencialmente usada pelos 2 bilhões de usuários registrados do Facebook.
Então, diante dos problemas com as autoridades e da saída de algumas grandes empresas, como Visa e Mastercard, que inicialmente haviam participado da Associação de Libra, decidiu-se pela reformulação da marca e pela mudança de estratégia.
No entanto, nenhum anúncio apareceu nos canais oficiais de Diem desde dezembro de 2020. Entretanto, os desenvolvedores continuaram trabalhando no projeto. Assim, em 8 de abril lançaram o Diem MiniWallet, uma carteira simplificada e que está em período de testes.
Enquanto isso, a Diem Association está trabalhando com as autoridades suíças, onde está sediada, para obter uma licença de pagamento. Se e quando a FINMA conceder essa autorização, faltará pouco para o lançamento final da criptomoeda do Facebook.