O Fundo Monetário Internacional (FMI) acredita que a criptografia tem o potencial de pressionar o setor bancário.
Em um novo relatório, o FMI afirma que a inovação tecnológica está mudando os serviços financeiros.
O relatório observa que o setor bancário pode perder participação de mercado se o criptossistema crescer e se tornar uma alternativa comum aos depósitos bancários ou às opções de empréstimo atuais.
O FMI explica:
“A competição mais forte por depósitos bancários por meio de stablecoins mantidos em trocas de criptografia ou carteiras privadas pode empurrar os bancos locais para fontes de financiamento menos estáveis e mais caras para manter níveis semelhantes de crescimento de empréstimos.
Além da perda direta na receita líquida de juros, uma perda de relacionamento com os clientes e dados sobre as transações também prejudicaria a avaliação do risco de crédito para os clientes e sua capacidade de oferecer produtos direcionados aos clientes.”
FMI aponta risco de fraude para as criptomoedas
O FMI também alerta que o ecossistema de criptografia vem com “riscos de fraude do consumidor e integridade de mercado”, alertando especificamente contra “tokens de meme” como Shiba Inu (SHIB).
“A maioria dos ativos criptográficos são ativos especulativos altamente voláteis. Um exemplo recente notável foi o aumento do interesse dos investidores em ‘tokens de meme’…
Alguns desses tokens foram criados para fins de especulação e seu preço foi altamente influenciado pelas tendências da mídia social.
Da mesma forma, os investidores também podem enfrentar perdas decorrentes da cessação de existência de tokens – algo menos comum em mercados regulamentados de valores mobiliários.
Por exemplo, mais de 16.000 tokens foram listados em várias trocas ao longo do tempo, mas [apenas] cerca de 9.000 existem hoje.”
O FMI não é a única instituição a emitir alertas sobre o impacto potencial da criptografia no financiamento legal.
Na semana passada, pesquisadores do Federal Reserve disseram que os ativos digitais podem representar uma ameaça à supremacia do dólar americano.
LEIA MAIS: Parachains Polkadot estão prontos para lançamento; token continua subindo