FTX US também deve entrar em falência – CEO pede desculpas

Bankman-Fried, ex-CEO da falida exchange FTX, publicou um tópico de desculpas em cinco partes na manhã de sexta-feira, confirmando a notícia de que ele pediu falência para a empresa, incluindo a FTX US.

“Hoje, apresentei FTX, FTX US e Alameda para procedimentos voluntários do Capítulo 11 nos EUA”, disse Bankman-Fried sobre o processo de falência. 

“Sinto muito, mais uma vez, que acabamos aqui.”

Vale a pena notar que apenas alguns dias atrás, Bankman-Fried escreveu que os usuários da FTX nos EUA estavam “bem” e não seriam afetados pelas transações e dívidas do braço internacional da FTX. 

“Isso não significa necessariamente o fim para as empresas ou sua capacidade de fornecer valor e fundos principalmente para seus clientes, e pode ser consistente com outras rotas”, afirmou.

Este é o segundo tópico de desculpas que o executivo publicou no Twitter esta semana após a notícia de que a FTX precisava de mais de US$ 4 bilhões para cobrir suas dívidas.

O problema começou para a FTX na semana passada, depois que a Coindesk informou que uma parte substancial dos ativos pertencentes à Alameda Research, outra empresa de propriedade e fundada por Bankman-Fried, estava em FTT – um token emitido pela FTX. 

A notícia levou a CZ a anunciar que a Binance estaria descarregando sua participação no FTT, que ganhou quando se desfez do FTX no ano passado, o que, por sua vez, levou a uma venda maciça de FTT de traders e investidores.

Essa liquidação derrubou o preço do FTT e a perda de confiança no FTX causou uma “corrida bancária” na bolsa. E agora, após o arquivamento do Capítulo 11, a FTX está oficialmente fora do mercado.

A resposta ao segundo tópico de desculpas do executivo foi imediatamente esmagadoramente negativa, com analistas de criptomoedas como Joe Burnett, da Blockware, duvidando da declaração de Bankman-Fried.

“Como você ficou chocado, lol? Você era o CEO”, disse Burnett.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

IOF
icon junho 10, 2025

IOF: Governo recua em aumento geral e mira apostas online para equilibrar contas

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 14, 2025

Serasa revoluciona acesso digital com blockchain do Drex

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoin hoje
icon junho 12, 2025

Bitcoin em alta, mas transações despencam

Escrito por Thiago Barboza