G20 vai revisar estrutura regulatória de criptomoedas

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apresentou na segunda-feira uma estrutura regulatória para aumentar a transparência internacional em torno das criptomoedas para os países do G20.

Vinte países membros participantes compõem o G20, incluindo China, Índia, Coréia do Sul, Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e União Européia, entre outros. 

Em abril de 2021, o G20 encarregou a OCDE de desenvolver um método para automatizar relatórios fiscais de criptomoedas entre nações.

Os ministros das Finanças do G20 e os presidentes dos bancos centrais revisarão a Estrutura de Relatórios de Criptoativos (CARF) de 100 páginas – juntamente com as alterações sugeridas ao Padrão de Relatório Comum (CRS) do grupo – em sua próxima reunião, que ocorrerá nesta quarta e quinta-feira em Washington, DC

A OCDE aprovou pela primeira vez o CARF em agosto, um relatório que o grupo chama de “iniciativa de transparência” para criptomoedas. 

Entre outras coisas, ele define o que são “criptoativos” e NFTs, e oferece um plano para relatórios automáticos de impostos internacionais sobre criptomoedas e inclui disposições para negociação de derivativos de criptomoedas.

De acordo com um comunicado, a OCDE disse que as criptomoedas não são atualmente cobertas pelo CRS, que foi projetado para evitar a evasão fiscal internacional.

A OCDE argumentou que, como a criptomoeda não é coberta pelo padrão atual, há uma “probabilidade de seu uso para evasão fiscal, ao mesmo tempo em que prejudica o progresso feito na transparência tributária por meio da adoção do CRS”.

As alterações propostas pela OCDE ao CRS também incluem a adição e definição de Moedas Digitais do Banco Central (CBDCs).

Os líderes mundiais estão reconhecendo que a criptomoeda é uma indústria de trilhões de dólares e que alguns comerciantes ilícitos podem abusar da natureza sem permissão e às vezes pseudônima da criptomoeda para evitar sanções, impostos ou se envolver em outras atividades ilícitas.

Muitos países estão avançando na regulamentação do mercado de criptoativos à medida que o setor cresce.

Parlamentares paraguaios rejeitaram esta semana o veto do presidente de um projeto de lei que regulamenta a mineração de Bitcoin e o mercado de criptoativos.

Um total de 33 senadores votaram na quarta-feira para rejeitar a decisão do presidente Mario Abdo Benitez de vetar o projeto de lei. 

Em julho, a legislatura do Paraguai aprovou o projeto para criar uma estrutura tributária e regulatória clara que permitiria aos mineradores saber onde estão enquanto operam no país.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Paraguai avança na regulação da mineração de Bitcoin

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 12, 2025

SocGen lança stablecoin lastreada em dólar

Escrito por Thiago Barboza
Ethereum hoje
icon julho 7, 2025

Ethereum hoje: staking atinge máxima histórica com valorização

Escrito por Conny Chu
ethereum hoje
icon junho 12, 2025

O jogo vira: Ethereum é a bola da vez

Escrito por Thiago Barboza