Preparem-se para mais uma ousadia vinda de El Salvador! O país, pioneiro na adoção do Bitcoin como moeda legal, agora volta seus olhos para o futuro da tecnologia e mira em se tornar um polo de inteligência artificial (IA). O governo salvadorenho acaba de anunciar uma parceria de peso com a gigante de chips Nvidia. Visando, dessa forma, implementar a IA para impulsionar o desenvolvimento nacional em diversas áreas.
El Salvador planeja ser um polo de IA
A iniciativa foi oficializada com a assinatura de uma carta de intenção para colaborar em “IA soberana para impulsionar a inovação e o crescimento econômico”. Segundo anúncio do Escritório Nacional do Bitcoin (ONBTC) de El Salvador, como parte dessa colaboração, o país terá acesso a ferramentas, recursos e expertise em IA da Nvidia. Permitindo, assim, o desenvolvimento de capacidades de IA soberana focadas em prioridades relacionadas à cultura, idioma, meio ambiente e economia.
Além disso, o país centro-americano concentrará seus esforços na construção de infraestrutura doméstica de IA, na capacitação de sua força de trabalho e na criação de soluções para desafios locais urgentes. Como a melhoria da entrega de cuidados de saúde, o avanço da educação e o aumento da produtividade econômica, por exemplo.
- Saiba como ainda é possível ganhar dinheiro jogando em 2025. Clique e confira!
A colaboração com a Nvidia reforça o compromisso de El Salvador em incentivar o uso da IA para otimizar múltiplos processos dentro do governo e da sociedade. O país pretende estabelecer programas de treinamento em IA para desenvolvedores, pesquisadores e funcionários governamentais. Dessa forma, garantindo que a nação possua o talento necessário para sustentar suas ambições em IA.
Um exemplo prático inclui a criação de modelos impulsionados por IA para prever o clima e a chuva. Apoiando, assim, a resposta a emergências, protegendo residentes em áreas suscetíveis a deslizamentos de terra e otimizando o gerenciamento de energia hidrelétrica.
A parceria com a Nvidia soma-se a uma lista crescente de iniciativas de El Salvador focadas em IA. Em março de 2025, o ONBTC anunciou o programa de IA de educação pública de nível universitário CUBO_ai. Destacando-o, portanto, como o “único programa de educação nacional que traz especialistas de alto nível”.
Nova iniciativa pode impulsionar PIB do país em 10x
O programa foi anunciado com o apoio da entusiasta de Bitcoin Cathie Wood, que deverá ministrar a primeira palestra. No ano passado, Wood previu que os planos de Bitcoin e IA de El Salvador podem impulsionar o PIB do país em dez vezes até 2029. Vinculando as duas tecnologias como motores cruciais de crescimento econômico.
Contudo, apesar dessa agressividade em iniciativas de IA, as ambições de Bitcoin de El Salvador enfrentaram alguns obstáculos. No início de março, o Fundo Monetário Internacional (FMI) restringiu novas compras de Bitcoin pelo país como parte de um acordo de financiamento estendido.
No entanto, o governo continuou a acumular 1 Bitcoin por dia, levantando questões sobre as implicações do acordo com o FMI. Mesmo com esses desafios, El Salvador demonstra uma clara determinação em se posicionar na vanguarda do desenvolvimento tecnológico, apostando forte na IA para impulsionar seu futuro.