O Brasil, na presidência do BRICS em 2025, acaba de lançar uma iniciativa poderosa. O projeto visa impulsionar o empreendedorismo feminino como motor de desenvolvimento econômico e inovação sustentável. Em colaboração com o SEBRAE, a CNI e a Aliança de Mulheres de Negócios do BRICS (BRICS WBA), foi anunciado o BRICS Women’s Startups Contest 2025. Um concurso global dedicado a dar visibilidade e apoio a negócios liderados por mulheres nos países do BRICS e em nações parceiras.
A expectativa é atrair até 2 mil inscrições, demonstrando o alcance e a relevância dessa iniciativa para o fortalecimento do empreendedorismo feminino em escala internacional.
BRICS vai premiar mulheres lideres de startups
O concurso está aberto a startups lideradas por mulheres dos países membros do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Etiópia, Indonésia, Irã e Emirados Árabes Unidos). Além de uma ampla lista de países parceiros, incluindo Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Cuba, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão.
Contudo, startups de Quirguistão, Moçambique, Lesoto, Zâmbia e Zimbábue também poderão participar. Porém, desde que atuem nos mercados do BRICS ou apresentem planos sólidos de expansão para essas regiões.
Além disso, as empreendedoras poderão inscrever seus negócios inovadores em seis categorias principais. Essas categorias refletem áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável e a inclusão econômica dos países do BRICS.
Como por exemplo, Saúde e Bem-Estar, Agricultura e Segurança Alimentar, Educação e Desenvolvimento de Competências, Energia, Infraestrutura e Mobilidade, Comércio, Serviços e Transformação Digital, e Desenvolvimento Sustentável e Soluções Climáticas.
Com o apoio do SEBRAE o BRICS Women’s Startups Contest 2025 busca criar um ambiente propício para que as empreendedoras se conectem com investidores, aceleradoras e ecossistemas globais de inovação. Nesta edição, o SEBRAE está a frente da organização da premiação. O objetivo principal é impulsionar o crescimento desses negócios. Além de promover seu acesso a novos mercados internacionais.
As 18 finalistas terão a oportunidade de participar de uma Missão Técnica no Rio de Janeiro, de 1 a 8 de julho de 2025. Todas as despesas serão cobertas pela organização, incluindo passagens aéreas, hospedagem e um estipêndio.
Durante essa semana intensa, elas poderão conhecer hubs de inovação e apresentar seus projetos inovadores para investidores e líderes empresariais. Além disso, elas também participarão da prestigiada Cerimônia de Premiação no BRICS Business Forum.
Incentivo ao empreendedorismo feminino
A realização deste concurso reforça o compromisso do Brasil em promover o empreendedorismo feminino. Além de facilitar o acesso a mercados globais para startups e pequenos negócios inovadores. Recentemente, as discussões no âmbito do BRICS têm destacado a importância da cooperação tecnológica e da inclusão produtiva como motores para o crescimento sustentável.
- Utilize o ID de identificação Binance e receba até US$ 100 de bônus para comprar criptomoedas.
Portanto, iniciativas como o BRICS Women’s Startups Contest 2025 demonstram o esforço dos países membros para garantir que as mulheres empreendedoras tenham acesso às oportunidades. E também a redes que impulsionam a inovação e a competitividade internacional.
As inscrições para o concurso estarão abertas até o dia 4 de maio de 2025 e devem ser realizadas por meio do site oficial da Presidência Brasileira do BRICS.