A Uber, gigante global dos transportes por aplicativo, está de olho no futuro dos pagamentos! O CEO Dara Khosrowshahi revelou que a empresa explora o uso de stablecoins como meio de pagamento. Essa novidade pode revolucionar as transações, especialmente as internacionais.
Khosrowshahi vê nas stablecoins uma vantagem estratégica enorme para empresas globais, principalmente pela capacidade de realizar transferências de dinheiro com custos significativamente reduzidos.
Portanto, o interesse da Uber nesse tipo de ativo digital é muito maior do que no Bitcoin, que ele classifica como uma ‘commodity comprovada’, mas com incertezas sobre seu futuro como moeda de transação.
Por que a Uber quer stablecoins?
Khosrowshahi destacou que as stablecoins representam uma das ‘instâncias mais interessantes do setor cripto’, oferecendo um benefício prático que vai além de criptomoedas como reserva de valor.
‘Isso é superinteressante para nós, e definitivamente vamos dar uma olhada’, afirmou ele.
Enfatizando, assim, o potencial de eficiência para os serviços da Uber, que estão entre os mais utilizados do mundo. A empresa, no entanto, ainda está na ‘fase de estudo’ sobre a possível adoção.
Histórico da Uber com criptomoedas
Essa não é a primeira vez que o executivo demonstra interesse no uso de criptomoedas pela Uber. No início de 2021, Khosrowshahi já havia sinalizado que a empresa poderia permitir pagamentos de corridas usando Bitcoin e outras criptomoedas.
‘Assim como aceitamos todos os tipos de moeda local, vamos analisar as criptomoedas e/ou Bitcoin em termos de moeda para transações. Isso é bom para os negócios e é bom para nossos passageiros’, disse na época.
Conforme lembrou o The Block, no ano seguinte, Khosrowshahi afirmou que a Uber ‘com certeza’ aceitaria criptomoedas no futuro. No entanto, também mencionou os altos custos de troca e preocupações ambientais como desafios.
As afirmações recentes do CEO alinham-se a uma tendência mais ampla, na qual grandes corporações e instituições financeiras cada vez mais adotam stablecoins por sua eficiência operacional e benefícios de liquidez.