Alguns golpistas decidiram lucrar em Bitcoin com a imensa expectativa em torno do grande dia da Apple.
Antes do tão aguardado evento “California Streaming” da empresa, os fraudadores lançaram um stream falso do YouTube que apareceu no topo dos resultados de pesquisa (mesmo acima do canal oficial da Apple).
Aproximadamente 165.000 usuários começaram a assistir a um vídeo não relacionado com o CEO Tim Cook ao lado de um anúncio falso sobre a Apple comprar 100.000 BTC e organizar um sorteio para todos que enviarem uma certa quantidade de criptografia para os golpistas.
O canal que estava transmitindo o vídeo fraudulento foi retirado do ar.
Não é o primeiro golpe sobre Bitcoin no Youtube
O YouTube costuma aparecer em maus lençóis por causa da proliferação de fraudes de criptografia na plataforma.
A gigante da hospedagem de vídeo foi processada pela empresa de blockchain Ripple por não fazer o suficiente para remover os golpes de XRP em abril do ano passado.
“O YouTube gerou US$15 bilhões em receita publicitária no ano passado, e você está me dizendo que eles não podem gastar mais dinheiro para policiar golpes óbvios que violam seus próprios termos de serviço”, disse o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse.
O processo foi encerrado em março deste ano. Mas já relatamos outros casos de golpes sobre Bitcoin na plataforma que, até o momento, não falou sobre o assunto.
LEIA MAIS: Solana fica inativa por horas devido ao ‘esgotamento de recursos’