Governo Biden cria força tarefa para combate a corrupção com criptomoedas

O governo Biden publicou a Estratégia dos Estados Unidos para Combate à Corrupção – um documento que descreve a política anticorrupção do governo relacionada também ao mercado de criptomoedas.

O documento define uma abordagem governamental à corrupção sob cinco pilares. Especificamente, o pilar três – que trata da responsabilização de atores – visa as criptomoedas com uma nova força-tarefa do Departamento de Justiça (DOJ).

“O DOJ utilizará uma força-tarefa recém-criada, a National Cryptocurrency Enforcement Team, para se concentrar especificamente em investigações e processos complexos de uso indevido de criptomoeda”, afirma o documento.

A força-tarefa se concentrará em “crimes cometidos por exchanges de moedas virtuais, serviços de combinação e tombamento e agentes de infraestrutura de lavagem de dinheiro”.

Governo Biden e as criptomoedas

No verão, a força-tarefa de criptomoedas do governo começou a chegar às manchetes após uma reunião virtual com o Congresso em junho. Na época, a vice-conselheira de segurança nacional Anne Neuberget disse que o governo estava trabalhando para reprimir o uso de criptomoedas em atividades financeiras ilícitas. 

Parte do motivo pelo qual a administração Biden tem estado tão preocupada com o mercado de criptomoedas foi o envolvimento da indústria em alguns dos ataques de ransomware durante o ano.

Após os ataques de ransomware Colonial Pipeline e a JBS, o DOJ anunciou que elevaria o ransomware a um nível de prioridade semelhante ao terrorismo.

Além disso, as criptomoedas também atrapalham a eficácia do regime de sanções dos Estados Unidos ao permitir uma alternativa aos seus inimigos geopolíticos, algo que reforça ainda mais a demanda e necessidade de uma rede monetária, como o Bitcoin.

“Essas tecnologias oferecem aos atores malignos oportunidades de manter e transferir fundos fora do sistema financeiro baseado em colarinhos. Eles também capacitam nossos adversários que procuram construir novos sistemas financeiros e de pagamentos e pretendem diminuir o papel global do dólar “, disse o Departamento do Tesouro no início deste ano.

Qual sua opinião sobre as sanções americanas? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: O governo dos EUA está minerando Bitcoin, afirma o conselheiro da Casa Branca

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 12, 2025

SocGen lança stablecoin lastreada em dólar

Escrito por Thiago Barboza
PancakeSwap ultrapassa US$43 atingindo máximas históricas
icon julho 7, 2025

PancakeSwap otimiza DeFi com swaps crosschain em um clique

Escrito por Conny Chu
Minerador solo de Bitcoin
icon junho 6, 2025

Minerador solo desafia probalidades e conquista 3,151 Bitcoin

Escrito por Thiago Barboza