O Norges Bank Investment Management, o fundo soberano do governo da Noruega, acumula indiretamente cerca de 2446 bitcoins. Estas moedas são de propriedade de empresas que o fundo possui exposição.
O fundo aumentou as participações em empresas de criptomoedas, incluindo MicroStrategy, Coinbase, Block e Marathon Digital. O governo realizou os investimentos através da diminuição de participações em outras empresas, incluindo na Meta.
Destas empresas, a MicroStrategy é a maior detentora corporativa de BTC do mercado. A companhia acumula mais de 1% de todos os bitcoins existentes. Na prática, as ações da MicroStrategy oferecem uma exposição alavancada à principal criptomoeda.
Nicolai Tangen, CEO do Norges Bank Investment Management, destacou que investimentos em IA e empresas de tecnologia impulsionaram o desempenho do fundo. Como consequência, ações de empresas de criptomoedas foram escolhidas para equilibrar o portfólio.
“Os investimentos em ações deram um retorno muito forte no primeiro semestre do ano. O resultado foi impulsionado principalmente pelas ações de tecnologia, devido ao aumento da demanda por novas soluções em inteligência artificial.”
Apesar dos investimentos no setor, o fundo não acumula bitcoin diretamente. Uma potencial compra poderia ocorrer através dos ETFs de BTC aprovados em diversas jurisdições.
Notavelmente, algumas instituições públicas estão começando a investir no mercado de criptomoedas. O fundo de pensões do estado de Wisconsin, por exemplo, investiu US$ 163 milhões em bitcoin.