Grayscale processa SEC por rejeitar ETF de Bitcoin (BTC)

Michael Sonnenshein

A Securities Exchange Commission (SEC) rejeitou na quarta-feira um pedido da Grayscale Investments para converter seu fundo de investimento Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) em um ETF, um esforço que a Grayscale vem promovendo publicamente desde 2016.

Agora Grayscale está processando a agência reguladora. Em sua decisão, a SEC disse que a aplicação do ETF da empresa não fez o suficiente para proteger os investidores de “atos e práticas fraudulentas e manipuladoras”.

Mais recentemente, a SEC aprovou o primeiro ETF Short de Bitcoin, que permite aos investidores apostarem na queda do criptoativo.

Depois que a SEC fez seu anúncio, o CEO da Grayscale, Michael Sonnenshein, rapidamente foi ao Twitter para anunciar a ação legal.

“Entramos com uma ação contra a SEC. $GBTC”

De acordo com a Grayscale, a empresa está apresentando uma “petição de revisão” no Tribunal de Apelações dos Estados Unidos para o Distrito de Columbia para contestar a decisão de negar a conversão do Grayscale Bitcoin Trust em um ETF de Bitcoin spot. 

“Estamos profundamente desapontados e discordamos veementemente da decisão da SEC de continuar a negar que os ETFs de Bitcoin à vista cheguem ao mercado dos EUA”, disse Sonnenshein em um comunicado à imprensa.

Sonnenshein continuou dizendo que a Grayscale continuaria a alavancar todos os seus recursos para defender seus investidores e o “tratamento regulatório equitativo dos veículos de investimento em Bitcoin”.

No início deste mês, em preparação para a decisão da SEC, a Grayscale anunciou que havia contratado advogados, incluindo Donald B. Verrilli Jr., ex-procurador-geral dos Estados Unidos, e o escritório de advocacia Davis Polk & Wardwell.

“À medida que entramos no último mês antes do vencimento de uma resposta em nosso pedido de conversão $GBTC em um ETF, contratamos Donald B. Verrilli Jr., ex-procurador-geral dos Estados Unidos, como consultor jurídico adicional. […] “

“A SEC está falhando em aplicar um tratamento consistente a veículos de investimento semelhantes e, portanto, está agindo de forma arbitrária e caprichosa, violando a Lei de Procedimento Administrativo e a Lei da Bolsa de Valores de 1934”, disse Verrilli no comunicado de imprensa da Grayscale em resposta à rejeição da SEC.

A Grayscale, fundada em 2013, é uma subsidiária do Digital Currency Group de Barry Silbert. A empresa fornece informações de mercado, produtos de investimento e exposição a ativos digitais. 

Desde o seu lançamento, a Grayscale apresentou vários pedidos de ETFs de Bitcoin.

Em um aviso à SEC em outubro passado, a Grayscale escreveu sobre sua jornada de aprovação: 

“A Grayscale enviou pela primeira vez um pedido para um ETF Bitcoin em 2016 e passou a maior parte de 2017 em conversas com a SEC. 

Por fim, retiramos nosso pedido porque acreditávamos que o ambiente regulatório para ativos digitais não avançou a ponto de tal produto poder ser lançado com sucesso no mercado.”

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon junho 6, 2025

Mineradora de ouro adota Bitcoin como ativo estratégico

Escrito por Thiago Barboza
ethereum hoje
icon junho 12, 2025

O jogo vira: Ethereum é a bola da vez

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 14, 2025

Serasa revoluciona acesso digital com blockchain do Drex

Escrito por Thiago Barboza