Hackers da Coreia do Norte se infiltram em empresas do mercado de criptoativos

kim jung criptomoedas armas nucleares coréia do norte

Os cibercriminosos norte-coreanos estão mirando em empregos listados no LinkedIn e no Indeed para plagiar currículos e perfis de outras pessoas para conseguir trabalho remoto em empresas de criptomoedas, de acordo com um relatório da Bloomberg.

O objetivo é acessar as operações internas dessas empresas e coletar informações sobre as próximas tendências, incluindo aquelas relacionadas ao desenvolvimento da rede Ethereum, tokens não fungíveis (NFTs) e possíveis falhas de segurança.

Outra plataforma em que os hackers suspeitos foram vistos é no popular site de codificação GitHub, onde os desenvolvedores discutem publicamente o andamento do setor, de acordo com a Mandiant.

Essas informações supostamente estão ajudando os hackers norte-coreanos a lavar criptomoedas que mais tarde podem ser usadas pelo regime de Pyongyang para evitar sanções ocidentais.

“Tudo se resume a ameaças internas”, disse Joe Dobson, analista principal da Mandiant, à Bloomberg. 

“Se alguém for contratado para um projeto de criptomoeda e se tornar um desenvolvedor principal, isso permitirá que influencie as coisas, seja para o bem ou não.”

Um desses candidatos a emprego que os pesquisadores identificaram no mês passado afirmou ser um “profissional inovador e de pensamento estratégico” no setor de tecnologia e um desenvolvedor de software experiente.

Mandiant disse que identificou vários norte-coreanos em sites de emprego que foram contratados com sucesso como freelancers. Os pesquisadores se recusaram a nomear os empregadores.

De acordo com o analista da Mandiant, Michael Barnhart, “esses são norte-coreanos tentando ser contratados e chegar a um lugar onde possam canalizar dinheiro de volta para o regime”.

Coreia do Norte, criptomoedas e hacks

Embora o governo norte-coreano tenha negado repetidamente o envolvimento em qualquer roubo cibernético, as agências governamentais dos EUA, incluindo o Departamento de Estado e o FBI, no início deste ano alertaram as empresas contra a contratação não intencional de freelancers da Coreia do Norte, pois estavam potencialmente ofuscando seus verdadeiros identidades e vínculos com o governo.

Um comunicado conjunto de agências governamentais dos EUA em maio indicou que os norte-coreanos “trabalhadores de TI estão localizados principalmente na China e na Rússia, com um número menor na África e no Sudeste Asiático” e “muitas vezes dependem de seus contatos no exterior para obter empregos freelancer para eles”.

O governo dos EUA emitiu um aviso semelhante em abril, dizendo que “observou os cibercriminosos norte-coreanos visando uma variedade de organizações na tecnologia blockchain e no setor de criptomoedas”.

O relatório citou especificamente várias áreas-alvo do setor, incluindo exchanges, protocolos de finanças descentralizadas (DeFi), fundos de capital de risco e detentores individuais de grandes quantidades de ativos relacionados a criptomoedas, como tokens ou NFTs.

Em abril, o governo dos EUA concluiu que a Lazarus, uma “organização de hackers patrocinada pelo estado” com laços com o governo norte-coreano, estava por trás do hack de US $ 622 milhões de uma ponte Ronin de cadeia cruzada usada pelo jogo Axie Infinity.

A empresa de análise Elliptic também sugeriu que os hackers norte-coreanos foram os culpados mais prováveis ​​de um hack de US$ 100 milhões do Protocolo Harmony em junho.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Brasil pode se tornar centro mundial para mineração de Bitcoin (BTC) com nova lei em discussão

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Criptomoedas com IA
icon junho 12, 2025

Impacto da IA: brasileiros temem perda de empregos

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoin hoje
icon junho 12, 2025

Bitcoin em alta, mas transações despencam

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 6, 2025

Mineradora de ouro adota Bitcoin como ativo estratégico

Escrito por Thiago Barboza