Para a chinesa Carylyne Chan, nova CEO da plataforma de dados CoinMarketCap (CMC), nada garante que o preço do bitcoin vai subir antes ou depois do halving.
O evento que ocorrerá no mês de maio, é o mais esperado pelos entusiastas de bitcoin e só acontece uma vez a cada quatro anos, visando controlar a inflação.
Historicamente, o halving do bitcoin é acompanhado por um aumento significativo no preço da criptomoeda, que é a principal do mercado. Contudo, Chan, que costumava ocupar o cargo de diretora de estratégia no CMC, disse que o coronavírus pode mudar essa tradição.
Em entrevista para o portal 8BTC, ela chamou atenção para o fato de que o coronavírus está fazendo as pessoas repensarem sua relação com o dinheiro, e declarou:
“Em termos do halving, eu acho interessante observar as tendências históricas a partir de uma perspectiva de dados. Historicamente, o halving coincidiu com um grande aumento de preços um ano ou mais após o evento, mas isso é baseado apenas no passado e com contextos diferentes, então definitivamente não é garantido que isso aconteça novamente.”
Segundo ela, uma questão importante sobre o coronavírus é que isso pode trazer uma mudança na sociedade devido à reflexão sobre a dinâmica com o dinheiro e os problemas estruturais.
“Por exemplo, considerando que uma proporção de nossos usuários está nos EUA, vemos o impacto macroeconômico do coronavírus se manifestando nos memes ‘BRRR’ que estão acontecendo lá. As pessoas começam a perguntar sobre como a inflação altera seu poder de compra. Também vemos os mais jovens observando o mercado de capitais e seus problemas estruturais.”
Para a nova CEO do CoinMarketCap, esses fatores macroeconômicos certamente vão impactar a construção do mercado de criptomoedas, e adiciona:
“Algo interessante no meio de todas essas discussões é o crescente interesse pelas moedas digitais do Banco Central (CBDCs). Eu me pergunto como tudo isso vai dar certo! Definitivamente, estaremos acompanhando de perto.”
Binance compra o CoinMarketCap
No mês passado, a exchange Binance anunciou a compra do CoinMarketCap. Com a aquisição, Brandon Chez, fundador da plataforma renunciou ao cargo de CEO e foi substituído por Carylyne Chan.
Em meio à preocupação dos usuários sobre conflito de interesses, Chez e o CEO da Binance, Changpeng ‘CZ’ Zhao declarou em entrevista que as duas empresas “são entidades separadas que mantém uma política estrita de independência uma da outra”.
“A Binance não tem influencia nos rankings do CoinMarketCap, enquanto o CMC também não tem influência sobre as operações da Binance”, afirmou.