O HSBC, instituição financeira com sede em Londres, lançou o primeiro produto de ouro tokenizado apoiado por bancos para seus clientes em Hong Kong.
O HSBC Gold Token permitirá que investidores de varejo comprem ouro tokenizado de seus smartphones usando o aplicativo on-line do banco, democratizando o acesso a esses contratos de ouro para clientes de varejo e aproveitando a tecnologia de registro distribuído.
O Gold Token do HSBC tem como foco clientes com perfil de investidor, ou seja, devem ter conta de investimento aprovada e acesso residencial cadastrado no banco.
A utilização da tecnologia de registo distribuído simplifica a gestão destes investimentos, que devem seguir determinados procedimentos complicados quando negociados em mercados tradicionais. No entanto, o produto do HSBC não permitirá a negociação com terceiros, uma vez que os clientes só poderão resgatar os tokens de ouro vendendo-os ao banco.
Reconhecendo o fascínio da combinação ouro-blockchain, Maggie Ng, gerente geral e chefe de patrimônio e banco pessoal do HSBC Hong Kong, declarou:
“Reconhecemos a crescente procura por ativos digitais e a familiaridade existente dos nossos clientes com o investimento em ouro.”
Os produtos de ouro tokenizados não são novidade, pois já existe um mercado distribuído publicamente disponível de tokens de ouro com uma capitalização de mercado de mais de um bilhão de dólares.
O HSBC já esteve envolvido em iniciativas de tokenização de ouro antes. Em novembro, o banco anunciou o lançamento de uma plataforma de negociação de tokenização de ouro em Londres para clientes institucionais.