De acordo com as estimativas de um analista experiente, um indicador de topo de ciclo confiável é ativado quando três dos quatro osciladores estão simultaneamente em extremos.
Indicadores principais de quatro ciclos podem sinalizar alta do Bitcoin
Em seu tweet recente, o Checkmate compartilhou com seus 75.000 seguidores uma lista de quatro osciladores on-chain populares.
Uma vez que três deles estão em pontos extremos, torna-se óbvio que o mercado de Bitcoin (BTC) atingiu seu topo em um ciclo contínuo.
Esta lista inclui o MVRV Ratio, ou seja, a relação entre a capitalização de mercado do BTC e sua capitalização realizada, o valor da moeda em comparação com seu preço na última movimentação. Este oscilador exibe quantos detentores estão lucrando no momento.
Em seguida, os analistas precisam rastrear o Múltiplo Puell, que é calculado dividindo o valor de emissão diário denominado em dólares do Bitcoin (BTC) pela média móvel de 365 dias (MA) do valor de emissão diária.
A taxa de lucro de saída gasta ajustada (aSOPR) demonstra o grau de PnL realizado para todos os Bitcoins (BTC) movidos na cadeia, exceto para UTXOs com uma vida útil inferior a uma hora. Assim, analisa apenas atividades significativas na cadeia e lucros dos detentores de BTC.
O último é o Reserve Risk, um indicador do sentimento dos detentores de Bitcoin (BTC) de longo prazo e sua prontidão para vender as moedas a um determinado preço.
Para detectar um topo de ciclo, precisamos registrar três dos quatro indicadores mencionados em seus extremos.
Estamos no mercado de alta?
Essa abordagem é apelidada de “ferramenta WIP” e flutua entre -1 e 1 para cada período de vida útil da rede Bitcoin (BTC), acrescentou Checkmate.
Desde o quarto trimestre de 2022, muitos pesquisadores começaram a discutir se o preço mais baixo do Bitcoin (BTC) havia chegado. Por exemplo, o analista Charles Edwards foi um dos primeiros a confirmar o início de um rali de alta.
Aliás, ele indicou nove sinais de um início de alta para o Bitcoin (BTC) em 27 de fevereiro de 2023.
Além disso, pode ter surgido um período de ciclo ideal pela metade, onde o Bitcoin normalmente chega ao fundo. Como um relógio, o Bitcoin sempre atingiu seu ponto mais baixo 12 a 18 meses antes de cada halving.
LEIA MAIS: Comunidade de criptomoedas espera movimento ascendente de preços de Cardano (ADA) em março