Dados da empresa de análise de blockchain Glassnode mostram o crescimento gradual de carteiras de bitcoin contendo pelo menos 0,1 BTC, mostrando uma retomada de compras por parte dos investidores de varejo.
Como o gráfico abaixo demonstra, esses players dispararam durante a corrida de alta de 2017, que elevou o cripto-ativo para a região dos US$ 18 mil.
Agora, embora o BTC seja negociado significativamente mais alto do que em 2017, a demanda no varejo cresceu gradualmente e não de maneira abrupta.
Em 4 de março, havia quase 3.400.000 desses endereços, o que, como mencionado acima, é um novo recorde histórico.
Wholecoiners, ou seja, endereços com pelo menos 1 BTC, também estão em ascensão.
Nesse caso, porém, o aumento foi mais agressivo. Essas entidades atingiram uma alta de 10 meses, mostra a Glassnode, com mais de 820.000 endereços com 1 bitcoin ou mais.
Separadamente, os dados de tendências do Google mostram que o número de consultas sobre bitcoin no maior mecanismo de busca do mundo aumentou significativamente, o que é outro indicador que sugere um aumento no interesse do varejo.
Baleias em acumulação
Os dados on-chain também demonstram um crescente aumento no interesse das baleias em acumular bitcoin.
Mais precisamente, carteiras contendo 1.000 BTC ou mais (aproximadamente US$ 41 milhões) dispararam para uma alta de 10 meses.
Além disso, os endereços com 100 btc atingiram uma alta mensal.
Em ambos os casos, porém, o mais intrigante parecia ser o rápido aumento, que ocorreu poucos dias depois que a Rússia invadiu a Ucrânia e o mundo ocidental começou a impor sanções financeiras.
Isso levou muitas pessoas a especular que os oligarcas russos se voltaram para o Bitcoin, o que foi apoiado pelo aumento nos volumes de negociação dos russos nas principais exchanges.
Você está confiante com a alta do bitcoin? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: Você ainda pode ficar rico com o Bitcoin (BTC)? Entenda o potencial