JPMorgan, Visa e Bancos Centrais se juntam à iniciativa blockchain do BIS

JPMorgan, Visa e Bancos Centrais se juntam à iniciativa blockchain do BIS
Shutterstock

Os gigantes financeiros JPMorgan e Visa, além dos bancos centrais do Japão e dos EUA, estão se unindo a uma iniciativa blockchain, o Projeto Agora, liderada pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS), conforme relatado pela Bloomberg.

O projeto busca transformar o cenário dos pagamentos transfronteiriços ao introduzir um sistema ágil e transparente. O intuito é estabelecer uma infraestrutura financeira moderna com a criação de um livro-razão unificado que altera profundamente a maneira como as transações internacionais são realizadas.

O Agora trabalhará com a tokenização para permitir a implementação de novas formas de transferências e acordos, potencialmente redesenhando as bases do mercado financeiro global.

A presença do BIS na indústria blockchain

Diferentemente de outros esforços, o BIS pretende ir além de um mero conceito, almejando desenvolver um modelo concreto para a infraestrutura financeira contemporânea.

Um relatório abrangente sobre os resultados do projeto está previsto para ser divulgado em 2025, marcando o Agora como o projeto de blockchain mais complexo já promovido pelo BIS.

Outra iniciativa bem-sucedida do Banco de Compensações Internacionais que merece destaque é o mBridge, que, em junho de 2024, atingiu a fase de produto viável mínimo (MVP), com a participação dos bancos centrais da China, Emirados Árabes Unidos, Tailândia e Arábia Saudita.

O mBridge utiliza o mBridge Ledger, blockchain desenvolvida especificamente para pagamentos internacionais.

No ano passado, os bancos centrais da França, Suíça e Singapura também se juntaram ao BIS para experimentar o uso de CBDCs em transações internacionais.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Ethereum valoriza mais que o bitcoin após corte na taxa de juros dos EUA
icon novembro 21, 2024

Golpe de endereço envenenado rouba US$ 129 milhões, mas fundos são devolvidos

Escrito por João Victor
chefe-da-sec-criptomoedas-investidores
icon novembro 22, 2024

Presidente da SEC vai renunciar ao cargo antes da posse de Trump

Escrito por João Victor
Laptop usado para rastrear e apreender bitcoins roubados da Bitfinex em 2016 vira peça de museu
icon novembro 20, 2024

Laptop usado para rastrear e apreender bitcoins roubados da Bitfinex em 2016 vira peça de museu

Escrito por Sabrina Coin