A lira turca – a moeda nacional da Turquia – está em queda há três meses, perdendo cerca de 35% de seu valor em relação ao dólar americano e mais ainda em relação ao bitcoin. Este foi o resultado de políticas e decisões um tanto controversas do presidente Erdogan, a última das quais levou a uma queda diária de 15% em relação ao dólar americano.
Em setembro, o presidente Recep Erdogan também declarou guerra ao bitcoin, com o objetivo de abrir espaço para a implementação da lira digital. Desde então, a Turquia sofreu reveses econômicos significativos, enquanto a criptomoeda aumentou seu preço em quase 40%.
A queda da lira tem causado inflação, que hoje gira em torno de 20%. Os bens e serviços básicos para os turcos, uma população de aproximadamente 85 milhões, aumentaram de preço, desvalorizando o poder de compra da população.
Muitos consideram que o presidente Erdogan e suas ordens controversas alimentaram os problemas financeiros do país. Tim Ash – Estrategista Sênior de Mercados Emergentes da Bluebay Asset Management – afirmou:
“Insano onde a lira está, mas é um reflexo do cenário insano de política monetária sob o qual a Turquia está operando atualmente.”
A queda de 15% da lira em relação ao dólar veio depois que o presidente dobrou sua política de redução das taxas para vencer sua “guerra econômica pela independência”. Mas a política monetária fraca do governo está enfraquecendo a moeda local.
A Turquia e o Bitcoin
Foi em abril de 2021 quando o governo local proibiu os investidores em criptomoedas de empregar os ativos digitais “direta ou indiretamente na prestação de serviços de pagamento e emissão de dinheiro eletrônico”.
Em vez de afastar a população das criptomoedas, as restrições tiveram o efeito oposto, e as buscas pelo Bitcoin no Google no país atingiram um recorde histórico. Em setembro, o presidente Erdogan anunciou nova medida contra a indústria de cripto-ativos ao declarar guerra ao Bitcoin, como uma estratégia para o desenvolvimento da lira digital.
“Estamos em uma guerra contra o Bitcoin. Porque continuaremos na estrada com o nosso dinheiro, que é a nossa identidade fundamental neste assunto.” – Disse ele na época.
Semelhante ao que aconteceu em abril, o interesse das pessoas pelo bitcoin aumentou enquanto a lira turca apresentava tendência de baixa em relação ao dólar e outras moedas nacionais.
Michael Saylor, CEO da MicroStrategy, recomendou a população do país a adotar o Bitcoin como forma de se proteger da inflação.
“A lira turca foi negociada em uma baixa de todos os tempos, de 12,50 liras para US$ 1, tendo desvalorizado mais 7% na terça-feira.” Se você quiser sobreviver, converta seu capital de giro de TRY para USD. Se você quiser prosperar, converta todo o seu capital de TRY para #BTC.”
Leia mais: El Salvador aproveita queda e compra mais 100 bitcoins