O Mitsubishi UFJ Financial Group (MUFG), o maior banco do Japão, anunciou seus planos de implantar e distribuir stablecoins apoiadas por bancos em diferentes blockchains públicos.
O banco japonês fez parceria com a Datachain, uma empresa de interoperabilidade de blockchain, e a Toki, uma ponte entre blockchains, para permitir a interoperação dessas stablecoins licenciadas.
Uma stablecoin é um criptoativo registrado em blockchain que é indexado e ou lastreado em algum ativo estável, como dólares americanos, euro ou ouro.
O anúncio do MUFG ocorre depois que a lei revisada de liquidação de fundos aprovada em 2022 entrou em vigor na quinta-feira para permitir que as instituições financeiras emitam stablecoins.
O MUFG usará sua plataforma “Progmat Coin” para isso. O Progmat Coin é um protocolo destinado a facilitar as liquidações de criptoativos.
Para facilitar ainda mais as transações feitas com esses ativos estáveis, o banco contará com os serviços da Toki. A Toki permitirá transações desses ativos entre blockchains públicos, incluindo Ethereum, Cosmos, Avalanche e Polygon.
Entre os casos de uso considerados estão cross-chain swaps, permitindo a troca de ativos entre diferentes blockchains, pagamentos cross-chain e empréstimos cross-chain, permitindo ao usuário alavancar vários protocolos de empréstimo em algumas das blockchains mencionadas.