Marathon minera bloco de bitcoin inválido e perde 6,5 BTC

Fechamento semanal envia bitcoin de volta a novembro de 2020

A Marathon Digital, uma das maiores mineradoras de Bitcoin do mundo, recentemente cometeu um erro que custou à empresa mais de 6,5 bitcoins. A Marathon minerou um determinado bloco da rede, mas acabou invertendo a ordem das transações, o que resultou na invalidação do bloco pelos nós.

A empresa admitiu a situação, porém afirmou que isso ocorreu devido a um bug em seus sistemas experimentais. Portanto, esta não deve ter sido uma forma de tentar atacar a rede Bitcoin ou de tentar realizar um gasto duplo de moedas.

A empresa foi ao X (antigo Twitter) para explicar a situação:

“Utilizamos uma pequena parte de nossa taxa de hash para realizar experimentos em nosso pool de desenvolvimento e pesquisar métodos potenciais para otimizar nossas operações. O erro foi resultado de um bug inesperado ocorrido em um de nossos experimentos. De forma alguma este experimento foi uma tentativa de alterar o Bitcoin Core.”

A Marathon destacou a segurança da rede Bitcoin:

“Este incidente, embora não intencional, sublinha a segurança robusta da rede Bitcoin, que rejeitou e retificou a anomalia.”

Alguns desenvolvedores destacaram a segurança do protocolo:

“Bitcoin é uma fortaleza impenetrável de validação. Não são permitidos gastos duplos!” – Afirmou James Lopp.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Criptomoedas
icon junho 12, 2025

Consultores cautelosos com as criptomoedas: uma mudança iminente?

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoin hoje
icon junho 14, 2025

Inflação cede e Bitcoin ganha força

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 14, 2025

Serasa revoluciona acesso digital com blockchain do Drex

Escrito por Thiago Barboza