O Mastercard lançou mais um produto voltado para o mercado de criptomoedas, o Mastercard Crypto Credentials, que são endereços personalizados para o envio e recebimento de ativos digitais.
Conforme detalhado em um anúncio, este serviço substituirá os complexos endereços alfanuméricos para o recebimento de múltiplas criptomoedas em determinadas exchanges. Estes endereços padronizados humanizam o uso das criptomoedas, facilitando as transferências e reduzindo a chance de erro no envio.
Dessa forma, será possível registrar endereços do tipo: “joao.px.mastercard”. Este tipo de padronização é semelhante à abordagem de outros protocolos ou serviços centralizados. Por exemplo, é possível registrar domínios do tipo “nome.ETH” para fazer transações na rede Ethereum através do Ethereum Name Service (ENS).
A Mastercard detalhou:
“Pela primeira vez, os usuários de exchanges de criptomoedas poderão enviar e receber criptomoedas usando o Mastercard Crypto Credential, em vez dos endereços de blockchain normalmente longos e complexos.”
Inicialmente, o serviço estará disponível para 12 jurisdições, incluindo o Brasil:
“Usuários na Argentina, Brasil, Chile, França, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Espanha, Suíça e Uruguai poderão enviar transferências nacionais e internacionais através de múltiplas moedas e blockchains. “
Notavelmente, apenas algumas exchanges utilizarão este recurso. Estima-se que 7 milhões de clientes terão acesso ao serviço inicialmente:
“Os recursos de transação ao vivo estão habilitados nas exchanges Bit2Me, Lirium e Mercado Bitcoin, permitindo-lhes viabilizar transações blockchain de forma simples e segura entre os corredores latino-americanos e europeus.”