MEC quer que universidades emitam diplomas via blockchain

O Ministério da Educação (MEC) tem incentivado as universidades privadas a desenvolverem uma plataforma blockchain para emitir digitalmente os diplomas dos alunos.

O objetivo, segundo publicação do Valor Econômico, é a autorregulação do segmento e combate a fraudes de diplomas.

Mediante a proposta defendida pelo ministro Abraham Weintraub desde o ano passado, pelo menos 14 entidades do setor privado de ensino superior já iniciaram os estudos para o desenvolvimento da solução, aponta a matéria.

A meta do MEC é que o setor seja totalmente responsável pela emissão e registro dos documentos antes de passar para a autorregulação do setor, que no curto prazo “é de difícil operacionalização administrativa e jurídica”, segundo o governo e as universidades particulares.

Contudo, a nova blockchain deve ser financiada pelas próprias universidades.

Segundo Gilberto Garcia, ex-presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) e responsável pela coordenação do novo projeto:

“O ministro nos apresentou essa proposta alternativa para iniciar a autorregulação e topamos. Paralelamente, o MEC continua a estudar o que poderia ser feito do ponto de vista jurídico nesta questão.  Nessa autorregulação dos diplomas, você poderia não só ter o registro, mas lançar todos os dados históricos das instituições, algo que sempre é um trabalho difícil para o MEC localizar”, declarou.

Dessa forma, a nova solução baseada na tecnologia do Bitcoin deve ser responsável por proteger a autenticidade de todos os diplomas de universidades particulares e públicas, prevenindo possíveis fraudes.

Na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no entanto, a solução já existe e passou a funcionar no ano passado.

O MEC flexibilizou as regras para a emissão de diplomas em 2017, e desde então o processo ocorre de maneira descentralizada.

Um estudo recente realizado pela Oracle aponta que as empresas que adotam a tecnologia blockchain e outras tecnologias emergentes crescem 80% mais rápido.


Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin seguro? Saylor desmistifica ameaça quântica

Escrito por Conny Chu
Criptomoedas
icon junho 6, 2025

Jovens priorizam criptomoedas: o adeus à poupança?

Escrito por Thiago Barboza
PolitiFi: Trump e Melania lançam memecoins antes da posse; entenda
icon junho 9, 2025

Memecoin da briga Musk x Trump explode

Escrito por Thiago Barboza