A mineradora de Bitcoin Northern Data Group, com sede em Frankfurt, Alemanha, anunciou que recebeu um empréstimo equivalente a US$ 600 milhões da Tether Limited, empresa responsável pela stablecoin Dólar Tether.
A Northern Data está focada em expandir suas operações de computação de alto desempenho (HPC) para o mercado de Inteligência Artificial (IA). Esta não é a primeira mineradora a diversificar seus negócios de criptomoedas para IA.
Este é um fenômeno que está ocorrendo pois os modelos de IA generativa que se popularizaram em 2023, assim como as criptomoedas baseadas em PoW, dependem de computação de alto desempenho para funcionar.
Como a mineração é uma atividade altamente competitiva, as empresas do setor estão sempre buscando por eficiência energética e redução de custos. Estima-se que a mineração de Bitcoin já consuma mais energia que países inteiros, como a Argentina.
Além disso, para minerar Bitcoin de forma eficiente, é necessário alto poder computacional, que costumam vir de hardware especializado. De forma muito semelhante, as empresas de IA generativa dependem de muito poder computacional para funcionar.
Paolo Ardoino, CEO da Tether, comentou sobre o financiamento:
“O Tether Group tem orgulho de apoiar o Northern Data Group em sua capacidade de fornecer aos clientes acesso a uma infraestrutura de computação flexível, eficiente em termos energéticos e de alto desempenho. “
Este financiamento está em acordo com a compra de 20% da Northern pela Tether, que é um dos maiores players do mercado de criptoativos.