A SBI Holdings, principal empresa de serviços financeiros do Japão, encerrará suas operações de mineração de Bitcoin na Rússia, de acordo com um relatório da Bloomberg.
Um porta-voz da empresa disse que uma das razões por trás da mudança é a incerteza geral sobre as perspectivas do negócio de mineração na Sibéria após as sanções impostas à Rússia depois da invasão da Ucrânia.
No início deste ano, o Fundo Monetário Internacional alertou que a Rússia poderia evitar sanções econômicas impostas pelos EUA e outros países ocidentais ao recorrer à mineração de Bitcoin.
A queda geral nos preços do BTC este ano é algo que a SBI também levou em consideração, já que o negócio de mineração de Bitcoin se tornou menos lucrativo, acrescentou o porta-voz.
A SBI Crypto, subsidiária de mineração do conglomerado, minera fora do Japão desde agosto de 2017, abrindo seu pool para o público em geral em março de 2021.
Além do Bitcoin, a empresa também minera Bitcoin Cash e Bitcoin SV.
Com 2,46 EH/s de poder de computação, o pool de mineração Bitcoin da SBI está atualmente classificado no 11º globalmente, fornecendo 1,2% da taxa geral de hash da rede.
Não está imediatamente claro quando exatamente a SBI cessará suas operações de mineração de criptomoedas na Rússia.
Antes que a retirada seja concluída, a SBI terá que vender todos os seus equipamentos de mineração estacionados na Sibéria, disse o porta-voz da empresa.
Mineração na Rússia
A Rússia, que possui energia barata de gás natural e barragens hidrelétricas, tornou-se um destino popular para os mineradores de Bitcoin após a repressão maciça da China à indústria no ano passado.
Em abril, tudo isso mudou após a invasão da Ucrânia pela Rússia, com o Departamento do Tesouro dos EUA impondo sanções à BitRiver, uma mineradora sediada na Suíça com várias subsidiárias na Rússia.
“Ao operar vastas fazendas de servidores que vendem capacidade de mineração de moeda virtual internacionalmente, essas empresas ajudam a Rússia a monetizar seus recursos naturais”, disse o Tesouro na época.
A Compass Mining, uma empresa americana de mineração de hardware Bitcoin, anunciou planos de vender US$ 30 milhões em equipamentos de mineração de criptomoedas na Sibéria, ou 15% de sua capacidade na época, para evitar sanções logo depois.
O bitcoin é negociado a US$ 21 mil, com queda de 9,22% nas últimas 24 horas.
Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: Mineradora verde transforma lixo em bitcoin através da mineração