“Nenhuma empresa pode possuir” o metaverso, afirma o CEO da Epic Games

“Nenhuma empresa pode possuir” o metaverso, afirma o CEO da Epic Games

Durante a Conferência Global de Justiça do Ecossistema de Aplicativos Móveis em Seul, Coreia do Sul, o cofundador e CEO da Epic Games, Tim Sweeney, falou contra ecossistemas de software fechados e na sequência de suas batalhas legais com a Apple e o Google. Na mesma linha, ele afirmou que o metaverso é um conceito amplo, e não deve ser controlado por uma única entidade.

“O metaverso é um termo como a internet. Nenhuma empresa pode ser proprietária”, disse Sweeney.

O metaverso refere-se à potencial evolução futura da internet, na qual as interações sociais, os jogos e até o trabalho ocorrerão cada vez mais por meio de avatares em ambientes 3D. Os NFT de propriedade do usuário, tokens usados ​​para representar a propriedade de itens digitais, devem desempenhar um grande papel no que se espera que seja uma série de ambientes online interoperáveis ​​e compartilhados.

O Facebook emergiu como o maior investidor potencial no espaço emergente. Em sua conferência anual no mês passado, a empresa compartilhou sua visão de um mundo online no qual os usuários se divertem, jogam e até trabalham em tais espaços 3D, bem como usam NFTs para personalizar seus espaços, coletar mercadorias digitais e muito mais.

Junto com a demonstração, o Facebook mudou a marca de sua empresa-mãe para Meta. A empresa está investindo pesado no espaço e planeja contratar 10.000 pessoas na Europa como parte da iniciativa. 

O Meta também diz que construirá em colaboração com outros criadores e empresas, com o CEO e cofundador Mark Zuckerberg afirmando que construirá “com responsabilidade” o espaço.

No entanto, muitos temem a influência de uma empresa poderosa e centralizada como o Facebook. No mês passado, Yat Siu – cofundador e presidente executivo da Animoca Brands, que investiu em dezenas de startups de criptomoedas e metaverso – disse à Decrypt que vê o Facebook e a gigante chinesa da tecnologia Tencent como “ameaças” a um metaverso aberto.

“Estamos com pressa para que isso aconteça”, disse Siu sobre a construção de um metaverso aberto e compostável antes que os principais jogadores tenham a chance de exercer o poder e estabelecer estruturas. Sweeney da Epic disse à Bloomberg que os aspirantes ao metaverso estão em uma corrida para atrair o maior público de jogadores e participantes.

“Os próximos três anos serão críticos para todas as empresas que aspiram ao metaverso, como Epic, Roblox, Microsoft e Facebook”, disse ele. “É uma espécie de corrida para chegar a um bilhão de usuários. Quem quer que traga um bilhão de usuários primeiro seria o líder presumido na definição dos padrões. ”

“Nas próximas décadas, o metaverso tem potencial para se tornar uma parte multitrilionária da economia mundial”, disse Sweeney na conferência.

Leia mais: Os governos estão encurralados em um espiral de dívidas e inflação

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin despenca pós-ataques Israel-Irã: comprar ou vender?

Escrito por Conny Chu
icon junho 14, 2025

Serasa revoluciona acesso digital com blockchain do Drex

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon junho 6, 2025

Mineradora de ouro adota Bitcoin como ativo estratégico

Escrito por Thiago Barboza