Nova Lei impede que acusados de pirâmide financeira tenham fotos divulgadas pela Polícia

Polícia Civil prende líder de golpe com bitcoin que usava contas em bancos digitais

De acordo com a Lei Nº13.869, de 5 de setembro de 2019, a Polícia Civil e Militar não pode mais divulgar identidades e imagens de pessoas retidas, conforme reportou o G1.

Sendo assim, pessoas que forem presas acusadas de aplicar golpes com Bitcoin e criptomoedas não devem ter seus nomes e fotos divulgadas em 2020.

Segundo a reportagem, o delegado Gustavo Mesquita Galvão Bueno, presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil de São Paulo (ADPESP), afirma que a proibição da divulgação de nomes e imagens, causa prejuízo nas investigações.

“A divulgação de fotos de presos, não de forma irresponsável e indiscriminada, mas com responsabilidade e em casos com prova de autoria do crime, é um instrumento que nos ajudava a solucionar inúmeros crimes, porque a população reconhecia. Infelizmente, isso será prejudicado, para não dizer, anulado”, destacou o delegado.

Nos casos envolvendo pirâmides financeiras com bitcoins e outras criptomoedas, a divulgação dos nomes e imagens era fundamental para demostrar a ligação do suspeito com outros esquemas.

“Infelizmente, nesta lei, optou-se por privilegiar a privacidade do criminoso do que a segurança pública”, afirma o delegado.

A divulgação da imagem e de dados de pessoas acusadas de praticar golpes financeiros, têm ajudado a alertar os investidores, por exemplo, o caso da Unick Forex, antes da Operação Lamanai, a Polícia Civil já estava alertando os clientes sobre as ações da empresa.


Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Criptomoedas
icon junho 6, 2025

Jovens priorizam criptomoedas: o adeus à poupança?

Escrito por Thiago Barboza
PancakeSwap ultrapassa US$43 atingindo máximas históricas
icon julho 7, 2025

PancakeSwap otimiza DeFi com swaps crosschain em um clique

Escrito por Conny Chu
Eventos econômicos podem definir rumo do Bitcoin esta semana
icon junho 12, 2025

Clarity Act avança: nova era para o Bitcoin

Escrito por Thiago Barboza