Oferta do Ether se torna inflacionária, à medida que taxas caem

A rede Ethereum (ETH) está passando por um momento de baixa atividade, com as taxas de gás na faixa dos 4 Gwei, o que equivale a cerca de US$ 0,15 com base nos preços atuais. Como consequência, a emissão do ETH voltou a ser inflacionário.

Notavelmente, esta redução nas taxas está relacionada com um aumento do uso de soluções de segunda camada, como Optimism, Base e Arbitrum.

Além disso, está começando a haver em paralelo um aumento no número de transações de Blob, uma tecnologia introduzida na atualização Dencun. 

Estas transações são capazes de reduzir as taxas de transação em redes de segunda camada.

A rede está atualmente queimando o ETH a uma taxa de 200 moedas por dia, com base nas taxas de gás. 

Quanto maiores as taxas, maior a quantidade de Ether sendo queimada no mercado. Esta quantidade representa uma queda de cerca de 66,7% na taxa de queima.

Em paralelo, os primeiros ETFs de Ether foram aprovados nos Estados Unidos. A popularização dos fundos também tem o potencial de reduzir as taxas da blockchain, uma vez que permite a exposição ao preço do ETH sem a possibilidade de realizar o saque das moedas.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon março 13, 2025

Trader perde R$ 1,2 milhão após trocar USDC por USDT

Escrito por Airí Chaves
icon março 14, 2025

Token PI explode e se aproxima do Top 10 das criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza
preço btc
icon março 10, 2025

Preço do BTC: reserva de Trump frustra investidores e Bitcoin desaba novamente

Escrito por Thiago Barboza