País asiático deve restringir mixers de criptomoedas

As autoridades financeiras sul-coreanas estão considerando a introdução de medidas regulatórias específicas para misturadores de criptomoedas para conter o uso indevido desses protocolos para lavagem de dinheiro por organizações criminosas.

A Unidade de Inteligência Financeira (UIF) da Comissão de Serviços Financeiros da Coreia do Sul está a liderar a análise de potenciais quadros regulamentares.

Os mixers, ou coinjoins, fragmentam e misturam ativos digitais, redistribuindo-os em vários endereços, ofuscando assim o rastro de transações e identidades de usuários.

De acordo com um funcionário da UIF, a ausência de sanções específicas contra misturadores na Coreia do Sul levou a um risco significativo de serem utilizados para lavagem de dinheiro. 

Os regulamentos propostos podem restringir os prestadores de serviços de ativos virtuais a se envolverem em transações que passaram por mixers.

O professor Hwang Seok-jin, da Escola de Pós-Graduação em Segurança da Informação da Universidade Dongguk, enfatizou a importância de novas regulamentações para evitar o saque de ativos roubados por meio de bolsas e para manter a integridade do mercado.

Internamente, a urgência dessas medidas é impulsionada pela recente invasão da Orbit Bridge. Os hackers exploraram o protocolo para roubar cerca de US$ 81 milhões em vários ativos digitais, que se suspeita terem sido lavados por meio de misturadores.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin seguro? Saylor desmistifica ameaça quântica

Escrito por Conny Chu
Blockchain
icon junho 6, 2025

Blockchain: a solução contra fraudes no INSS?

Escrito por Thiago Barboza
Minerador solo de Bitcoin
icon junho 6, 2025

Minerador solo desafia probalidades e conquista 3,151 Bitcoin

Escrito por Thiago Barboza