Paraguai avança na regulação da mineração de Bitcoin

Parlamentares paraguaios rejeitaram esta semana o veto do presidente de um projeto de lei que regulamenta a mineração de Bitcoin e o mercado de criptoativos.

Um total de 33 senadores votaram na quarta-feira para rejeitar a decisão do presidente Mario Abdo Benitez de vetar o projeto de lei. 

Em julho, a legislatura do Paraguai aprovou o projeto para criar uma estrutura tributária e regulatória clara que permitiria aos mineradores saber onde estão enquanto operam no país.

O presidente Benitez então vetou, alegando que a mineração usa grandes quantidades de energia, mas traz benefícios de emprego relativamente pequenos.

Mas a votação desta semana mostra que os senadores estão determinados a regular o setor que atualmente opera em uma área legal cinzenta na nação latino-americana. 

De acordo com um comunicado do Congresso do país, um parlamentar, o senador Enrique Salyn Buzarquis, disse que era “melhor formalizar” a indústria para que possam tributá-la.

O congressista Daniel Rojas acrescentou que “novas formas de emprego” podem ser trazidas para o Paraguai por meio de uma indústria de criptomoedas bem regulamentada.

Os legisladores acham que o Paraguai pode se tornar um hub para o setor porque é cada vez mais atraente para os mineradores de Bitcoin – principalmente devido à sua eletricidade barata.

A mineração de Bitcoin geralmente é feita em escala industrial e requer muitos computadores – e energia.

Grandes empresas cripto estão olhando para o Paraguai para se estabelecer. 

A gigante canadense de mineração Bitfarms disse no ano passado que estava se expandindo para o país em um contrato de compra de energia renovável anualmente para garantir 10 MW de energia hidrelétrica verde.

O projeto seguirá agora para a Câmara dos Deputados do Paraguai para discussão.

Mais recentemente, o Banco Central da Rússia e o Ministério das Finanças concordaram com uma legislação destinada a regular a mineração de Bitcoin e criptomoedas que deve ser adotada até o final deste ano. 

Os legisladores que trabalham para finalizá-lo indicaram que a atividade industrial deve ser permitida apenas em partes do país que podem produzir mais eletricidade do que precisam.

O presidente da Comissão Parlamentar do Mercado Financeiro, Anatoly Aksakov, também disse que o processo de uso intensivo de energia deve ser proibido em outras áreas que enfrentam escassez de energia.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Bitfarms inicia mineração de Bitcoin na Argentina com gás natural

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

criptomoedas
icon abril 17, 2025

Polícia encontra R$ 260 mil em criptomoedas com quadrilha que extorquia empresários no RS

Escrito por Thiago Barboza
icon abril 15, 2025

XRP na lua? Binance vê explosão de otimismo, mas alerta vermelho acende

Escrito por Thiago Barboza
mineração de Bitcoin
icon abril 15, 2025

Tether migra mineração de Bitcoin para pool descentralizada

Escrito por Thiago Barboza