Pedidos de regulamentações mais rígidas devem aumentar após o colapso da FTX, aponta Andrew Yang

Os pedidos de regulamentações mais rígidas sobre criptomoedas e ativos digitais provavelmente aumentarão após o colapso da FTX, um cenário que o ex-candidato a presidência dos Estados Unidos, Andrew Yang, disse não ser propício para tornar a América um centro de inovação em blockchain. 

Falando no Texas Blockchain Summit em Austin na última sexta-feira (18), Yang reconheceu que a falência da FTX e da Alameda Research tornaria a regulamentação das criptomoedas algo mais difícil no curto prazo.

“Sempre defendi que uma regulamentação inteligente é uma coisa boa. Acho que isso ajudaria a indústria a amadurecer e torná-la mais popular. Mas, infelizmente, perdemos uma grande chance”, disse ele, referindo-se aos fracassos coletivos da FTX, FTX US e Alameda Research.

“Por causa do FTX, dos problemas, das manchetes e das pessoas reais que se machucaram, haverá um apetite por regulamentação que, na minha opinião, pode não atingir o alvo”, disse ele. 

“Porque você quer ser capaz de equilibrar as preocupações reais com a necessidade de manter a América como o lar da inovação e do desenvolvimento dessas ferramentas.”

Um caminho difícil para regulamentações

Yang reconheceu que o caminho para a clareza regulatória dos ativos digitais é mais difícil devido à hiperpolitização do sistema bipartidário. 

Como tal, o fiasco da FTX apenas encorajará os maiores oponentes da criptomoeda a tentar esmagar a indústria. 

Yang disse que está trabalhando com o Bipartisan Policy Center, para educar os congressistas sobre a tecnologia blockchain e sua proposta de valor:

“[Nós] trabalhamos com o Bipartisan Policy Center para fazer a ligação com membros do Congresso, seus escritórios ou suas equipes de políticas e apenas educá-los sobre o que são essas ferramentas, o que elas podem fazer, os problemas que podem resolver e por que seus constituintes realmente se importam. 

Trabalhamos com a Conferência Americana de Prefeitos para que vários prefeitos se levantem e digam, olha, o blockchain é uma coisa boa.”

O crescente abismo político entre democratas e republicanos é algo que preocupa Yang há muito tempo.

A necessidade de regular as criptomoedas parece ter se intensificado na semana passada, à medida que os legisladores continuam a dissecar as consequências do FTX. 

Em 10 de novembro, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que o governo Biden iria “monitorar de perto” os desenvolvimentos no setor.

LEIA MAIS: Stablecoin atrelada ao dólar da Cardano deve ser lançada no início de 2023

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon março 13, 2025

Trump comprando Binance? CZ nega rumor que sacudiu mercado de criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza
icon março 17, 2025

Memecoins: Taproot Wizard investe na Pump.fun do Bitcoin

Escrito por Thiago Barboza
icon março 17, 2025

Toncoin reage após rumores de que Pavel Durov pode deixar a França

Escrito por Thiago Barboza