O plano de governo de Jair Bolsonaro menciona tecnologia blockchain, bem como uma série de outras aplicações importantes para o desenvolvimento digital do país.
Mais recentemente, Bolsonaro participou de live no Flow Podcast, onde é questionado se conhecia o Bitcoin.
“Eu nunca mexi com isso. Não sei o que é bitcoin e acho que a maioria da população não sabe.”
Ainda no podcast, outra questão a Bolsonaro é sobre possíveis ações para regular o mercado brasileiro de criptomoedas.
Contudo, em sua resposta, o presidente somente informou que teria que perguntar para o Ministro da Economia, Paulo Guedes.
A blockchain e o plano de governo de Jair Bolsonaro
Atualmente, temas como blockchain, internet das coisas e inteligência artificial ainda estão longe do conhecimento de grande parte da população. No entanto, essas inovações aparecem cada vez mais no cenário político.
As inovações tecnológicas se tornam pauta em governos, que veem a necessidade de investir no digital. Dessa forma, Jair Bolsonaro (PL-RJ) apresentou seu plano de governo para 2023-2026, na última terça-feira (9).
No documento registrado junto ao TSE, o atual presidente do Brasil comentou sobre os planos de política externa e defesa nacional.
Entre os temas do programa de governo apresentado, está a busca por parcerias econômicas e comerciais.
Aliás, Bolsonaro inclui a blockchain como estratégia de digitalização vital no processo.
“Com base nas realizações do mandato 2019-2022, serão ampliados e aperfeiçoados os mecanismos existentes, enquanto se viabilizam outros ainda mais ambiciosos. “
“Em função dos avanços e transformações do cenário econômico internacional, como a digitalização, o mercado de blockchain, a nova fase da revolução industrial 4.0, a realocação geográfica de cadeias produtivas e um amplo leque de recursos energéticos abundantes (petróleo e gás, nuclear, hidrelétrico, solar, eólico e biocombustíveis), serão criadas condições para atrair investimentos internacionais que auxiliem no desenvolvimento econômico, na geração de empregos e no bem-estar social.”
Blockchain regulamentada no Brasil desde 2020
Bolsonaro assinou, em 2020, um decreto para incentivar a adoção da tecnologia no país até 2022. Com isso, várias iniciativas surgiram no Brasil.
Nesse sentido, dentre as iniciativas de soluções que surgiram com esse decreto está a Rede Blockchain Brasil, apresentada recentemente pelo TCU em parceria com o BNDES.
Pode-se notar que além do recente destaque dado à tecnologia blockchain, é possível que a atual equipe do presidente da República a utilize cada vez mais caso ele se reeleja.
LEIA MAIS: Revolut cria hub europeu de criptomoedas em busca para alcançar 17 milhões de clientes