Uma mineradora de bitcoin clandestina foi encontrada em uma construção inacabada na Rússia. A TV Noticias 42 cobriu um caso, bem como o desligamento da eletricidade, que foi feita pela empresa de energia local.
Conforme relatado, a operação gerava um prejuízo de cerca de 1 milhão de rublos por mês para a companhia elétrica, cerca de R$ 58 mil.
A reportagem não mostrou quantos equipamentos estavam ligados na operação, mas foi possível escutar as mineradoras trabalhando, que são conhecidas pelo seu barulho característico.
Confira a reportagem:
A empresa local de eletricidade ressaltou que a operação clandestina era responsável por cerca de metade de todo o consumo de energia do bairro. A companhia pediu para que a população denuncie caso escutem barulhos semelhantes a mineradoras ou passem por instabilidade elétrica.
“Isso pode ser consequência do trabalho de uma fazenda de mineração na vizinhança”, alertou.
Mineração na Rússia
É importante destacar que a mineração de criptomoedas não é proibida na Rússia. No entanto, roubar eletricidade é certamente um crime passível de punição. A Rússia se tornou um grande centro para a mineração nos últimos anos, após o banimento da China.
O país possui eletricidade barata e clima frio, que são ideais para a atividade. Até mesmo o presidente russo Vladimir Putin destacou as vantagens competitivas que o país possui na atividade.
“Embora, claro, também tenhamos algumas vantagens competitivas aqui, principalmente na chamada mineração. Refiro-me ao excedente de eletricidade e ao pessoal bem treinado disponível no país”, disse Putin.
A energia excedente é um fator fundamental para as operações de mineração. É importante notar que uma boa parte da energia produzida no mundo é efetivamente desperdiçada devido a questões inerentes a este setor.
Por conta disso, a mineração tende a se alocar em locais onde a eletricidade é abundante, como é o caso da Rússia e outras regiões, como o Texas.
Leia mais: Putin: mineração de criptomoedas pode fornecer vantagens competitivas à Rússia