Presidente da Colômbia recebe bitcoin de presente

Colômbia - Mineração de Bitcoin

Gustavo Petro, presidente da Colômbia, recebeu de presente 100 mil satoshis de Samson Mow, um importante nome da comunidade Bitcoin. O presente foi meramente simbólico, visto que o valor em bitcoin é equivalente a cerca de 39 dólares.

Petro parece ser um entusiasta do Bitcoin de longo prazo. Ainda em 2017, o ex-guerrilheiro afirmou que a criptomoeda remove o poder de emissão de dinheiro dos governos e bancos:

“O Bitcoin remove o poder de emissão dos estados e a senhoriagem da moeda dos bancos. É uma moeda comunitária que se baseia na confiança de quem realiza transações com ela, pois é baseada em um blockchain, a confiança é medida e cresce, daí sua força.”

3Jan e governos adotando Bitcoin

Samson Mow é fundador da 3Jan, empresa que visa ajudar o poder público a adotar o Bitcoin. A 3Jan vem ajudando países como El Salvador a se integrar à principal criptomoeda por meio de diferentes abordagens.

O site da empresa afirma:

“Ajudamos nações pro futuristas e seus cidadãos a atingir soberania e prosperidade através de soluções de adoção de Bitcoin compreensivas.

A equipa JAN3 trabalha com um número de países, regiões autónomas e regiões especiais econômicas para implementar estratégias Bitcoin desenhadas sob medida para o desenvolvimento econômico e prosperidade. Oferecemos uma vasta experiência em todos os aspectos da infraestrutura Bitcoin, desde operações de corretoras, desenvolvimento de carteiras até mineração”.

A adoção do Bitcoin por governos é um assunto que está em alta. Recentemente, noticiamos que o novo presidente eleito da Argentina, Javier Milei, vai receber uma visita de Max Keiser e sua equipe em nome do governo de El Salvador para discutir a adoção do Bitcoin no país.

Espera-se que Milei se encontre com o presidente El Salvador para discutir sobre o Bitcoin e os avanços que Nayib Bukele tem promovido no país latino-americano.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 12, 2025

SocGen lança stablecoin lastreada em dólar

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas
icon junho 6, 2025

Jovens priorizam criptomoedas: o adeus à poupança?

Escrito por Thiago Barboza
stablecoins
icon junho 12, 2025

Dólar digital: pagamentos com stablecoins transformam mercado

Escrito por Thiago Barboza