Presidente da República Centro-Africana revela evento para discutir adoção do Bitcoin

República Centro Africana - Bitcoin (BTC)

Faustin-Archange Touadéra – Presidente da República Centro-Africana (CAR) – anunciou que o hub regulatório e jurídico para o Bitcoin e o mercado de criptoativos será lançado em 3 de julho. 

A iniciativa –também conhecida como projeto Sango– visa tornar a CAR uma economia mais aberta à inovação e aos mercados da África através do uso do Bitcoin e de tecnologias descentralizadas.

O presidente Toudéra revelou a notícia por meio de um tweet na segunda-feira, no qual reafirmou seu compromisso de estabelecer o Bitcoin como moeda legal. 

“Com o Bitcoin como moeda legal e inspiração, nosso país abre um novo capítulo em sua jornada inspiradora em direção a um futuro mais brilhante por meio da tecnologia blockchain. Todos estão convidados a assistir ao evento Sango Genesis que será transmitido no dia 3 de julho, no http://sango.org”.

O CAR pegou o mundo de surpresa em abril, quando o presidente assinou uma estrutura legal para o mercado de criptoativos, que também estabeleceu o bitcoin como moeda oficial. 

Isso significa que o governo agora trata o Bitcoin como o franco CFA – sendo o criptoativo isento do imposto sobre ganhos de capital e utilizável para pagar obrigações fiscais.

Um mês depois, o presidente também anunciou o projeto Sango – um plano para transformar o CAR em um “hub cripto” para atrair investidores em todo o mundo. 

Alguns de seus subprojetos incluirão o estabelecimento de um banco nacional de criptoativos, a criação de uma carteira Lightning e a isenção de impostos sobre as exchanges.

O projeto também incorporará a tokenização dos recursos naturais do país, segundo o comunicado de hoje. 

Seguindo El Salvador

A adoção do Bitcoin pelo CAR parece seguir de perto o exemplo de El Salvador. 

Em setembro, o país da América Central também estabeleceu o Bitcoin como moeda legal, seguido por uma série de medidas que visaram tornar o país mais pró-negócios.

A resposta global às suas iniciativas também foi semelhante. Assim como em El Salvador, o Fundo Monetário Internacional (FMI) desaprovou a decisão do país, citando desafios “legais, de transparência e de política econômica”.

O Banco Mundial confirmou que não apoiará o projeto Sango com investimentos, embora tenha oferecido um empréstimo de US$ 35 milhões para ajudar a “digitalizar” o setor público do país.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Brasil pode se tornar centro mundial para mineração de Bitcoin (BTC) com nova lei em discussão

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Kraken antecipa o lançamento de sua L2 Ink
icon dezembro 19, 2024

Kraken antecipa o lançamento de sua L2 Ink

Escrito por Thiago Barboza
Sentimento Social do Bitcoin atinge mínima de 2024, sugerindo possível rompimento.
icon dezembro 23, 2024

Sentimento Social do Bitcoin atinge mínima de 2024

Escrito por Ebo Victor
icon dezembro 24, 2024

Aave eleva expectativa dos traders: o que esperar para 2025?

Escrito por Thiago Barboza