Presidente do Quênia pede para que países africanos abandonem o dólar

O presidente do Quênia, William Ruto, pediu aos líderes africanos que comecem a tomar medidas destinadas a substituir o dólar americano por uma solução de pagamento alternativa conhecida como Sistema Pan-Africano de Pagamentos e Liquidação (PAPSS). 

Segundo Ruto, este sistema alternativo de liquidação, lançado em janeiro de 2022, permite que os países africanos usem suas respectivas moedas para negociar entre si.

O líder queniano, que falou em um fórum de funcionários do governo e do setor privado, sugeriu que os países africanos podem iniciar o processo de abandono do dólar, incentivando os bancos centrais e os bancos comerciais a aderir ao PAPSS.

Conforme explicado em um relatório da África Oriental, o sistema de pagamento alternativo, apoiado pelos bancos centrais do continente africano, foi desenvolvido pelo African Export-Import Bank (Afreximbank) e pelo Secretariado da Área de Livre Comércio Continental Africana (AFCFTA).

O líder queniano afirmou:

“Estamos todos lutando para fazer pagamentos de bens e serviços de um país para outro por causa das diferenças nas moedas. E no meio de tudo isso, estamos todos sujeitos a um ambiente de dólar”.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 12, 2025

SocGen lança stablecoin lastreada em dólar

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas
icon junho 6, 2025

Jovens priorizam criptomoedas: o adeus à poupança?

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas com IA
icon junho 12, 2025

Impacto da IA: brasileiros temem perda de empregos

Escrito por Thiago Barboza