Projeto em blockchain pode ajudar a rastrear o coronavírus

O Public Health Blockchain Consortium (PHBC) anunciou o “VirusBlockchain.com”, que pretende rastrear comunidades para garantir que elas fiquem livres de vírus, bactérias e fungos, incluindo o coronavírus (COVID-19), conforme reportou o Decrypt.

De acordo com o anúncio, o PHBC são prestadores de serviços de saúde inovadores que coletam, armazenam e analisam com segurança os dados anônimos de saúde nos registros da tecnologia blockchain conectados à PHBC, com o intuito de eliminar doenças e melhorar a vida das pessoas.

O PHBC convidou parceiros a se juntarem à blockchain e disse que apresentará resultados das comunidades e locais de trabalho participantes em uma conferência no próximo ano.

O VirusBlockchain usará certificados de organizações de segurança e órgãos governamentais que estão monitorando casos para “identificar automaticamente zonas”, como comunidades e empresas consideradas livres de doenças infecciosas.

O sistema integra informações em tempo real de fornecedores de vigilância de vírus, com dados geográficas de inteligência artificial (IA) e sistemas de informações (SIG).

Segundo o CEO da Qlikchain, empresa que administrará a blockchain, Ayon Hazra, “as comunidades e locais de trabalho podem manter esse status de zona segura se restringirem o acesso a pessoas identificadas anonimamente e só permitirem o movimento de ir para outras zonas seguras.

Com um sistema de vigilância diferente dos tradicionais que focam nas pessoas infectadas, o VírusBlockchain irá se concentrar nas pessoas não infectadas, com o objetivo de restringir seu retorno se elas passaram por áreas conhecidas como infectadas.

As pessoas que entrarem em área infectada deve permanecer em quarentena antes de voltar para a zona segura, conforme anunciou Hazra.

Contudo, a empresa não deixa claro como o sistema vai rastrear pessoas identificadas anonimamente.


Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon abril 14, 2025

Tokenização DESTRAVADA! CVM abre caminho para nova era nos investimentos brasileiros!

Escrito por Thiago Barboza
BRICS
icon abril 14, 2025

Fim do SWIFT? Rússia anuncia BRICS Pay global

Escrito por Thiago Barboza
IA
icon abril 21, 2025

Após Bitcoin, El Salvador quer ser a capital da IA na América Latina em parceria com Nvidia

Escrito por Thiago Barboza