Thomas Massie, um congressista dos Estados Unidos, foi o responsável por introduzir um projeto de lei que visa abolir o Federal Reserve do país. O FED é o banco central dos EUA, sendo responsável pela política monetária do dólar.
Até o momento, o projeto obteve apoio de 21 congressistas. No entanto, espera-se uma resistência significativa para uma potencial aprovação.
Este projeto foi reintroduzido para discussão na câmara após vários anos. Mas dessa vez, o apoio ao projeto é significativamente maior, conforme destacou o congressista:
“O número de co-patrocinadores do projeto de lei para acabar com o Federal Reserve em 10 anos aumentou 10 vezes, o que é notável.”
Notavelmente, Thomas afirmou que decidiu reintroduzir o projeto após ler o livro “The Bitcoin Standard”, do autor Saifedean Ammous.
Thomas explicou que o livro foi fundamental para explicar o conceito de dinheiro:
“Os primeiros 80% não são sobre Bitcoin, é sobre dinheiro, é sobre ‘o que é dinheiro?’ Ele [Ammous] tem que definir isso antes que você possa explicar o que é Bitcoin, porque você não pode presumir que todo mundo sabe o que era dinheiro.”
O livro explica as razões pelas quais ativos como o bitcoin e o ouro são moedas superiores em relação às moedas fiduciárias inflacionárias.
Thomas culpa as políticas do FED pela crescente inflação observada no país:
“O Fed criou bilhões de dólares do nada e emprestou-os ao Departamento do Tesouro para permitir gastos deficitários sem precedentes. Ao monetizar a dívida, o Fed desvalorizou o dólar e permitiu políticas monetárias gratuitas que causaram a elevada inflação que vemos hoje.”