O número de proprietários globais de criptomoedas aumentou 34% em 2023, atingindo 580 milhões em dezembro, mostra um novo relatório publicado pela Crypto.com.
“Os proprietários globais de criptomoedas aumentaram 34% em 2023, passando de 432 milhões em janeiro para 580 milhões em dezembro.”
Especificamente, “os proprietários de Bitcoin (BTC) cresceram 33%, de 222 milhões em janeiro para 296 milhões em dezembro, representando 51% dos proprietários globais” e “os proprietários de Ethereum (ETH) cresceram 39%, de 89 milhões em janeiro para 124 milhões em dezembro, representando 21% dos proprietários globais”, afirma o relatório.
“O principal catalisador por trás do crescimento da adoção do BTC foi o desenvolvimento de fundos negociados em bolsa de bitcoin (ETFs) e a introdução do protocolo Bitcoin Ordinals, que permitiu que tokens não fungíveis (NFTs) e tokens fungíveis fossem cunhados na rede Bitcoin ”, explica o relatório.
“O forte interesse de investidores institucionais também contribuiu para o aumento na adoção do BTC”.
Em relação ao Ethereum, o relatório observa que “o crescimento da adoção do ETH foi impulsionado principalmente pelo staking líquido após a atualização do Ethereum Xangai, que permitiu as retiradas do ETH apostado após a transição para o blockchain Proof of Stake (PoS)”.
A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) aprovou 11 ETFs de bitcoin à vista em 10 de janeiro, incluindo um da Grayscale, que converteu seu fundo de bitcoin (GBTC) em um ETF.
Desde o lançamento, a Grayscale tem visto grandes saídas, enquanto vários outros ETFs de bitcoin à vista, particularmente o Ishares Bitcoin Trust da Blackrock, têm visto entradas significativas.