“Por que o brasileiro ainda tem essa mentalidade medíocre de que dinheiro investido é no banco, na poupança?”. Essa foi a questão lançada na última edição do quadro Debate Descentralizado, do canal Dash Dinheiro Digital, no Youtube.
A conversa conduzida por Rodrigo Digital e publicada no último sábado (10), questiona a marca histórica atingida na última quarta-feira (07), quando a caderneta de poupança atingiu R$ 1 trilhão depositados pela população do Brasil.
O comportamento reforça que esta é uma das formas preferidas de se investir no país, embora tenha registrado até setembro de 2020 o pior rendimento em 12 meses desde agosto de 2016, com uma rentabilidade de -0,46%, segundo o G1.
Para falar sobre o assunto e tentar entender a mecânica por trás da crença dos brasileiros de que investir na poupança é uma boa ideia, estiveram presentes:
- Augusto Backes, youtuber e investir de Bitcoin;
- Daniela Meyer, head de marketing da Stratum;
- Ezequiel Gomes, escritor de livros de tecnologia e teologia.
Fatores culturais, sociais e a falta de instrução financeira, somados às estratégias dos bancos que valorizam seus próprios interesses, são alguns dos motivos discutidos nessa edição.
A zona de conforto e o medo de assumir riscos foram alguns dos motivos citados como empecilhos para que a população brasileira vire a chave mental e deixe de depender da poupança, passando a investir de forma inteligente, que gere lucros reais.
Confira o debate completo:
No episódio anterior, o Debate Descentralizado questionou a narrativa de que o Bitcoin é o “vilão” quando se trata de lavagem de dinheiro, enquanto grandes bancos recentemente foram expostos como parte de um esquema de lavagem de dinheiro de mais de US$ 2 trilhões em mais de 88 países, assista.
O projeto é uma iniciativa da Dash Dinheiro Digital em conjunto com Rocelo Lopes, com o objetivo de trazer personalidades do universo de criptomoedas do Brasil e do mundo para falar da revolução atual.
Toda semana, dois vídeos de debates sobre o mercado de criptoativos são publicados no canal, um no sábado e outro no domingo, ambos às 13h. O segundo é apresentado por Sabrina Coin, no quadro Cripto Mulheres.