A repressão da China às operações de mineração de bitcoin teve suas consequências. Com mais da metade do poder computacional do bitcoin residindo na China na época, a taxa de hash do BTC caiu em mais de 50% para uma baixa anual. Aproximadamente dois meses depois, porém, a situação voltou a se estabilizar.
A taxa de hash é uma métrica de segurança crítica nas blockchains que utilizam o algoritmo de Proof of Work. Uma taxa de hash crescente significa maior segurança, protegendo a rede de determinados ataques.
Conforme projetado por Satoshi Nakamoto, o protocolo do Bitcoin se reajusta para ser mais difícil ou mais fácil a cada 2.016 blocos, aproximadamente 2 semanas, dependendo da capacidade de computação dedicada à rede no momento do ajuste.
No auge da repressão chinesa, a rede bitcoin experimentou sua produção de blocos mais lenta da história. A receita dos mineradores caiu de um recorde histórico de US$ 70 milhões em maio para US$ 13 milhões em junho, o que representou uma queda de mais de 80% em um mês.
A situação, no entanto, foi resolvida quando outro ajuste de dificuldade ocorreu, tornando a mineração dos blocos mais fácil. Agora, a rede volta a se recuperar, com o hashrate voltando a subir.
Muitos mineradores migraram para outras regiões mais amigáveis, como Europa e Estados Unidos, para retomar suas operações, diminuindo o poder de influência da China e descentralizando a mineração ao redor do mundo.
Até agora, a taxa de hash dobrou desde a baixa de junho. Dados do Bitinfocharts mostram que o poder de computação da rede voltou a acima de 130 GH / s, um aumento de 100% em relação aos níveis mais baixos de aproximadamente 67 GH / s registrados há dois meses.
No início deste mês, o CryptoPotato relatou que a receita dos mineradores voltou a 8,8 BTC / EH depois de cair de 9,5 BTC / EH para um mínimo de 2021 de 5,6 BTC / EH.
A dificuldade de mineração, que caiu para um mínimo abaixo de 14T no final de julho, agora é de 17,6T após três ajustes positivos consecutivos. No entanto, a métrica ainda está abaixo das máximas registradas em maio.
Leia mais: Square planeja construir uma exchange descentralizada de Bitcoin