A blockchain Solana está integrando os serviços do Filecoin, um protocolo blockchain de armazenamento de arquivos lançado em 2020.
De acordo com uma postagem do Filecoin no X, a integração da Solana inclui salvar o histórico de blocos usando os recursos do Filecoin.
Isso melhorará a capacidade de descoberta e recuperação desses dados para aplicativos de terceiros, como provedores de infraestrutura, exploradores, indexadores e qualquer pessoa que precise de acesso histórico.
O Filecoin afirma que esta mudança constitui “um afastamento significativo das soluções de armazenamento centralizado e um passo notável para melhorar a confiabilidade e escalabilidade do blockchain Solana”.
A integração foi alcançada pelo trabalho conjunto da Triton One, provedora de Chamada de Procedimento Remoto (RPC) da Solana, e da Dcent, provedora de armazenamento de arquivos Web3.
O Filecoin desempenha um papel relevante em um projeto chamado Old Faithful, cujo objetivo é quebrar a dependência da Solana do Bigtable, um serviço de banco de dados proprietário e centralizado baseado em nuvem, e focar em colocar o arquivo histórico da em mídias descentralizadas.
O Old Faithful também faz parte do Projeto Yellowstone, uma iniciativa que pretende reinventar a pilha RPC da Solana.
Anatoly Yakovenko, cofundador do Solana Labs, elogiou esta nova funcionalidade:
“Estou muito animado para ver este lançamento. Muito obrigado ao Filecoin por construir uma incrível camada de arquivo descentralizado. E ao Triton One, que trabalhou muito para entregar isso!”