As autoridades financeiras da Nova Zelândia e do Japão se pronunciaram sobre Bitcoin (BTC) e XRP, seguindo o movimento de outros reguladores que têm se expressado sobre o assunto.
Com o atual rali de alta do Bitcoin, todo o mercado tem se beneficiado, atraindo cada vez mais curiosos e novos investidores.
NZ alerta sobre Bitcoin
A Nova Zelândia seguiu os passos da autoridade de condução financeira (FCA) do Reino Unido e lançou um alerta para os investidores sobre o Bitcoin.
A autoridade dos mercados financeiros (FMA) da Nova Zelândia publicou um relatório alertando que investidores devem ter cuidado com bitcoin e outras criptomoedas, conforme reportou a mídia local. Os ativos digitais ainda não são regulamentados no país.
O regulador neozelandês diz compartilhar das preocupações da FCA do Reino Unido, que no início da semana disse que investidores “devem estar preparados para perder todo o dinheiro” ao apostar nos criptoativos.
“A FMA compartilha das preocupações da FCA (Financial Conduct Authority) de que algumas crypto exchange prometem retornos elevados e os clientes devem estar preparados para perder todo o seu dinheiro”, afirma.
Japão sai em defesa da Ripple sobre o XRP
Já no Japão, a agência de serviços financeiros (FSA), principal órgão de vigilância de títulos do país, ficou do lado da Ripple no caso do processo aberto pela SEC dos Estados Unidos.
O regulador disse que não considera o XRP como um título, diferente da autarquia norte-americana, que entrou com uma ação contra a emissora do token, levando à intensa queda nos preços e à retirada do XRP de diversas plataformas de negociação, fundos de investimentos e outros.
De acordo com o TheBlock , a FSA do Japão disse em um e-mail, antes de informar que “se abstém de fazer comentários sobre a resposta de outras autoridades”:
“A FSA considera XRP como uma criptomoeda com base nas definições da Lei de Serviços de Pagamento.”
O argumento também foi usado pela SBI Holdings, investidora e parceira da Ripple.
A Lei de Serviços de Pagamentos do Japão determina que um ativo digital é uma criptomoeda – ou “moeda virtual” – quando usado como método de pagamento para uma pessoa não especificada e quando não é denominado em moeda fiduciária.
Na semana passada, o departamento do Tesouro do Reino Unido classificou o XRP como token de negociação.
O posicionamento dessas autoridades financeiras ressalta que nem todos os países têm a mesma abordagem sobre a regulamentação de criptoativos.