A OpenAI, o desenvolvedora do ChatGPT, afirmou que “chegou a um acordo de princípio” para reintegrar Sam Altman como executivo-chefe após sua recente saída da empresa.
A empresa de IA revelou este acordo na quarta-feira, delineando a formação de um novo conselho presidido pelo ex-presidente do conselho do Twitter, Bret Taylor.
O conselho inclui figuras notáveis como o ex-secretário do Tesouro dos EUA, Larry Summers, e o CEO do Quora, Adam D’Angelo. D’Angelo é o único membro remanescente do conselho anterior.
Na semana passada, a OpenAI esteve envolvida em uma crise de liderança que culminou em duas nomeações interinas de CEO em três dias.
Inicialmente, o antigo conselho da empresa substituiu Altman por Mira Murati, diretora de tecnologia, em 17 de novembro, alegando problemas de comunicação e falta de confiança em suas habilidades de liderança.
A pressão das principais partes interessadas, incluindo a Microsoft e a equipe da OpenAI, que defendem o retorno de Altman influenciou significativamente o conselho. No entanto, em vez de reintegrar Altman, eles substituíram Murati por Emmet Shear em 20 de novembro.
Posteriormente, Altman ingressou na Microsoft para chefiar uma nova equipe de pesquisa avançada de IA. Mas com este novo desenvolvimento, Altman voltará a liderar a empresa que co-fundou.
Reconhecendo a mudança, ele expressou o compromisso de manter a unidade e a missão da equipe:
“Eu amo a OpenAi, e tudo que fiz nos últimos dias foi para manter esta equipe e sua missão unidas. Quando decidi ingressar na msft no domingo à noite, ficou claro que esse era o melhor caminho para mim e para a equipe. Com a nova diretoria e o apoio de Satya, estou ansioso para retornar à OpenAi e desenvolver nossa forte parceria com a msft.”
O ex-presidente Greg Brockman também afirmou o seu regresso, destacando a mudança como um progresso que reforçará a unidade da empresa.