A família de Tigran Gambaryan, executivo norte-americano da Binance, está fazendo um apelo ao governo nigeriano pela libertação imediata do empresário, atualmente detido na prisão de Kuje, pois sua saúde está se deteriorando rapidamente desde sua detenção em 26 de fevereiro.
Gambaryan sofre de uma hérnia de disco, condição agravada pela detenção e que agora requer uma cirurgia de alto risco. Além disso, uma série de infecções na garganta e pneumonia resultaram na necessidade de remoção das amígdalas.
“Meu marido deixou nossa casa para uma viagem de negócios há quase seis meses e não sabemos quando voltará. Agora, sua saúde está em estado crítico e piora a cada dia”, desabafa Yuki Gambaryan, esposa do executivo.
Segundo Yuki, o marido, antes ativo fisicamente, agora está confinado a uma cadeira de rodas como resultado da falta de tratamento adequado para a hérnia de disco.
Gambaryan necessita de anticoagulantes devido ao prolongado período de imobilização e enfrenta dificuldades para acessar seus próprios registros médicos, o que compromete ainda mais seu tratamento.
Em julho, a equipe jurídica de Gambaryan foi impedida de visitá-lo, em violação dos direitos constitucionais e regulamentares do detento.